Prefeitura de Marataízes encaminha jovens para primeiro emprego

Prefeitura de Marataízes encaminha jovens para primeiro emprego
DiaaDiaES.com.br

A Prefeitura de Marataízes encaminhou 20 adolescentes à Usina Paineiras para teste admissional nesta semana. Esses adolescentes têm entre 16 e 17 anos e foram selecionados entre 110 que deixaram currículos no Banco de Talentos da Secretaria de Assistência Social.

Solane Porto, superintendente do Trabalho de Marataízes, destaca que esta é uma parceria público x privada, que  oportuniza o primeiro emprego dentro do Programa Menor Aprendiz, idealizado para jovens entre 15 e 24 anos.

“Os currículos foram avaliados em ordem cronológica,  e os que atenderam as condicionante da empresa passaram pelo processo seletivo e entrevista conosco, antes de serem encaminhados  ao empregador”, diz a superintendente.

A superintendente diz que cada empresa tem sua condicionante e a Usina Paineiras determinou que os adolescentes estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

“Eles serão encaminhados  ao curso de mecânica de usinagem, com duração de um ano e meio. A carteira será assinada, receberão meio salário mínimo e terão o curso no Senac de Cachoeiro pago pela usina. Ganharão para estudar”.

Solane diz que a prefeitura já está em negociação com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, e com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, para ver processo seletivo que absorva a mão de obra de adolescentes que estão finalizando curso iniciado em setembro de 2017. Concluídas as negociações, a expectativa é que comecem a trabalhar até março.

Outro que já tem contrato firmado com o Senac  é o Programa Menor Aprendiz Municipal, destinado a beneficiários do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, e Centro Especializado de Assistência Social – CREAS, que disponibilizará 20 vagas para o curso de assistente administrativo.

“A seleção para o Programa Menor Aprendiz Municipal será feita pelo CRAS e pelo CREAS. Estavamos aguardando a finalização do processo”, esclarece Solane Porto.