ter 23/abril/2024 22:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Agência Brasil

Prefeitura devolve carne suína da merenda escolar

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro emitiu nota nesta segunda-feira (05) informando que a carne suína será retirada da merenda escolar.

A decisão foi tomada a partir da identificação de não conformidades em parte dos pacotes de carne suína congelada entregues em maio pela empresa fornecedora. O produto desse lote está dentro da data de validade, assegura a nota.

“Na rede municipal de educação de Cachoeiro, os produtos da alimentação escolar passam por um rigoroso controle de qualidade, que inclui ações contínuas de avaliação e monitoramento das suas condições, para garantir o fornecimento de alimentos saudáveis e seguros aos estudantes’.

No texto, é destacado que foi a partir desse trabalho permanente de inspeção que, na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Alimentação Escolar, identificou o problema.

A secretaria de Educação tranquiliza pais e responsáveis garantindo que essa carne não foi servida aos estudantes e que ela será substituída pela empresa responsável.

A Seme também ressalta que o ocorrido não terá impacto na oferta de alimentação aos estudantes, que continuarão tendo as necessidades nutricionais supridas.

“Os profissionais responsáveis pela manipulação dos alimentos nas unidades são orientados sobre os protocolos elaborados pelas Portarias Conjuntas Sedu-Sesa nº01 e 02-R e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visando garantir segurança alimentar aos estudantes”.

 

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

 

Na rede municipal de educação de Cachoeiro, os produtos da alimentação escolar passam por um rigoroso controle de qualidade, que inclui ações contínuas de avaliação e monitoramento das suas condições, para garantir o fornecimento de alimentos saudáveis e seguros aos estudantes.

E foi a partir desse trabalho permanente de inspeção que, na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Alimentação Escolar, identificou não-conformidades em parte dos pacotes de carne suína congelada entregues em maio, pela empresa fornecedora, às unidades de ensino.

Diante do fato, de modo imediato e preventivo, visando à segurança alimentar dos alunos, a Seme determinou a todas as escolas da rede a suspensão do uso do produto constante desse lote, que tem prazo de validade até 2022.

A secretaria tranquiliza pais e responsáveis destacando que a carne em questão não foi consumida pelos estudantes e que já foram iniciados os procedimentos para substituição dos itens por parte da empresa responsável.

A Seme também ressalta que o ocorrido não terá impacto na oferta de alimentação aos estudantes, uma vez que estão sendo observadas, rigorosamente, as suas necessidades nutricionais alimentares.

Cuidados reforçados no preparo da alimentação escolar

No contexto da pandemia, as unidades de ensino da rede municipal de Cachoeiro reforçaram os já rígidos cuidados com o preparo da alimentação escolar, que passam pelo armazenamento, higienização e manipulação dos alimentos servidos aos alunos.

Os profissionais responsáveis pela manipulação dos alimentos nas unidades são orientados sobre os protocolos elaborados pelas Portarias Conjuntas Sedu-Sesa nº01 e 02-R e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visando garantir segurança alimentar aos estudantes.

Cuidados durante o recebimento dos alimentos e no ambiente de trabalho e higienização pessoal, do ambiente, dos equipamentos, utensílios e hortifrútis estão entre os temas já abordados nas orientações coordenadas pela equipe de nutricionistas da Seme.

Importância da alimentação escolar

A alimentação escolar visa fornecer aporte energético e nutricional capaz de contribuir para o crescimento, desenvolvimento da aprendizagem, rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o ano letivo.

O cardápio das unidades de ensino é elaborado por nutricionistas da Gerência de Alimentação Escolar, considerando uma alimentação diversificada, de boa qualidade nutricional e higiênico-sanitária, saborosa, adaptada aos hábitos culturais regionais e com boa aparência, garantindo que no período escolar a criança tenha toda oferta alimentar necessária para atender as necessidades nutricionais. Para os alunos de escolas de período parcial, são oferecidos desjejum (lanche) e refeição. Já os de período integral recebem desjejum, primeira refeição, lanche e segunda refeição.

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais