A Prefeitura de Cachoeiro publicou na manhã deste sábado (4) informativo com mais detalhes sobre o decreto que permite a abertura de grande parte das lojas do município. O documento também prorrogou para o dia 12 as medidas restritivas.
Veja abaixo as orientações:
Todo o tipo de comércio pode funcionar em regime de entrega e de retirada de produtos, e algumas atividades estão liberadas para realizar atendimento ao público, observando o limite de 40% de capacidade dos estabelecimentos e outras determinações.
Restaurantes, por exemplo, estão liberados para atender clientes, mas apenas no horário das 10h às 15h.
Barbearias e salões de beleza poderão atender um cliente por vez no estabelecimento, mediante agendamento prévio, por telefone ou internet. O espaço deve ser higienizado entre os atendimentos.
Os estabelecimentos de venda de óculos por receituário poderão funcionar, em regime de porta aberta, apenas para atendimento aos clientes que necessitem adquirir ou realizar manutenção em óculos com grau.
Os estabelecimentos de hotelaria e hospedagem estão liberados para receber clientes, até 40% de sua capacidade, e o funcionamento dos estacionamentos rotativos privados está permitido, até as 17h.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
As lojas de venda de produtos veterinários, relacionadas às vendas de medicamentos veterinários e alimentação animal, devem controlar o ingresso no estabelecimento, com acesso simultâneo de duas pessoas por vez e oferecer, na entrada, material de higienização pessoal. Serviços de banho e tosa, apenas a partir de agendamento.
Construção civil e indústria
Para a atividade de construção civil, há recomendações: redução do quadro de operários a 40%, distanciamento de 1,5 m entre eles, uso de equipamentos de proteção individual, normas de higienização no local da obra, redução ou rodízio de jornadas de trabalho e proibição de trabalho presencial do grupo de risco.
Para o setor industrial, recomenda-se manter normas de higienização, de distanciamento social, redução e/ou rodízio de jornadas de trabalho e de possibilidade de home office para setor administrativo e vedação do trabalho presencial do grupo de risco.
Bancos e lotéricas
Nas instituições bancárias, apenas os caixas eletrônicos funcionarão. Já as lotéricas e assemelhados poderão admitir o ingresso de pessoas até 40% de sua capacidade. Esses estabelecimentos também deverão servir produtos de higienização ao público e manter a totalidade de seus caixas abertos, garantindo, em cada um, até três pessoas na fila.