Com o objetivo de reparar danos provocados pelas chuvas das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) de Cachoeiro de Itapemirim iniciou a manutenção de cerca de 24 quilômetros de estradas rurais do município. As ações incluem patrolamento, ensaibramento e atividades de correção com uso de carro-pipa.
A manutenção é realizada nas estradas de acesso às localidades de Furquilha, no distrito de Burarama (11 quilômetros), e de Boa Vista, no distrito de São Vicente (6 quilômetros). A estrada de Itaoca, que serve como alternativa de acesso a São Vicente (7 quilômetros), também é contemplada.
A expectativa é de que o trabalho de manutenção seja finalizado até o fim deste mês de dezembro.
Outra obra, no interior, com previsão de término em dezembro é a da estrada da localidade de Moitãozinho (2 quilômetros), que recebe pavimentação com Revsol – um tipo de produto sustentável doado à Prefeitura pela ArcelorMittal Tubarão, a partir de parceria inédita entre ambas.
Mais de 4 quilômetros de estrada, na localidade de Tijuca, serão pavimentados com Revsol. As obras deverão ser iniciadas em janeiro.
Obras em pontes
Também estão avançando as obras de reconstrução de duas pontes do distrito de São Vicente destruídas pela enchente de janeiro.
Na Ponte do Avelar, com 22 metros de comprimento, as cabeceiras das pontes já estão prontas. O próximo passo é fazer o aterro para colocar as vigas.
Na ponte de Usina São Miguel, com 52 metros de comprimento, a construção das cabeceiras deverá ser concluída em breve.
A colocação das estruturas e finalização das duas pontes é responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). A expectativa é de que as obras sejam concluídas no início do ano que vem.
“Essas ações são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nessas localidades e para o escoamento da produção rural. Estamos trabalhando, como muita seriedade, para atender às demandas da população do interior”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.