dom 21/julho/2024 10:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Prefeitura faz recolhimento de vidros entre os dias 18 e 23 de outubro em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

A partir do dia 18, e até o dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro fará uma campanha de recolhimento de vidros que serão destinados à reciclagem.

A coleta será feita inclusive nos distritos de Gironda, Soturno, Burarama, Pacotuba, Itaoca, Coutinho e São Vicente e no Centro da cidade, em dias alternados.

Caso os vidros estejam quebrados, a orientação da Semma é que sejam agrupados em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte.

Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

A  entrega de garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos poderão ser entregues pela população nos pontos de coleta.

O material coletado será destinado à uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Vitória. “O vidro é um material com processo de reciclagem mais complexo comparado a outros resíduos. Por isso, demanda essa ação especial de coleta seletiva”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

 

Por que reciclar?

Material 100% reciclável, o vidro pode ser aproveitado como matéria-prima na fabricação de outros tipos de vidro, como componente de asfalto e pavimentação, fibra de vidro, tintas refletivas, dentre outras.

Grandes empresas já utilizam o vidro reciclado na distribuição de seus produtos, como frascos de perfumes, evitando o acúmulo de material na natureza – o vidro demora cerca de cinco mil anos para se decompor.

“Com isso, a reciclagem do vidro é um meio de diminuir o volume dos aterros sanitários e ainda ajuda a obter significativos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, frisa a secretária.

 

Outros materiais

Em Cachoeiro, é feita a coleta regular de outros materiais para reciclagem, o que inclui: papel, papelão, plástico, alumínio e metal.

Como exemplo a embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone têm Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e recebendo os materiais para coleta. Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na nova sede da  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

 

Dias e locais da campanha de coleta de vidro

18/10 – Gironda, das 8h às 12h e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h e Pacotuba, das 14h às 17h

20/10 – Itaoca, das  8h às 12h e São Vicente, das 14h às 17h

21/10 – Coutinho, das 14 às 16h e Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

22/10 – Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

23/10 – Centro de Cachoeiro, das 9h às 13h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

zeze-da-cofril-19-07-2024

Zezé da Cofril assume presidência do PP em Cachoeiro de Itapemirim

mototaxista-carona-baleados-17-07-2024

Polícia ouve testemunhas a respeito do atentado contra mototáxi em Cachoeiro

Leia mais