Prefeitura faz recolhimento de vidros entre os dias 18 e 23 de outubro em Cachoeiro

Prefeitura faz recolhimento de vidros entre os dias 18 e 23 de outubro em Cachoeiro
Prefeitura faz recolhimento de vidros entre os dias 18 e 23 de outubro em Cachoeiro
Redação Dia a Dia

A partir do dia 18, e até o dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro fará uma campanha de recolhimento de vidros que serão destinados à reciclagem.

A coleta será feita inclusive nos distritos de Gironda, Soturno, Burarama, Pacotuba, Itaoca, Coutinho e São Vicente e no Centro da cidade, em dias alternados.

Caso os vidros estejam quebrados, a orientação da Semma é que sejam agrupados em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte.

Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

A  entrega de garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos poderão ser entregues pela população nos pontos de coleta.

O material coletado será destinado à uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Vitória. “O vidro é um material com processo de reciclagem mais complexo comparado a outros resíduos. Por isso, demanda essa ação especial de coleta seletiva”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

 

Por que reciclar?

Material 100% reciclável, o vidro pode ser aproveitado como matéria-prima na fabricação de outros tipos de vidro, como componente de asfalto e pavimentação, fibra de vidro, tintas refletivas, dentre outras.

Grandes empresas já utilizam o vidro reciclado na distribuição de seus produtos, como frascos de perfumes, evitando o acúmulo de material na natureza – o vidro demora cerca de cinco mil anos para se decompor.

“Com isso, a reciclagem do vidro é um meio de diminuir o volume dos aterros sanitários e ainda ajuda a obter significativos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, frisa a secretária.

 

Outros materiais

Em Cachoeiro, é feita a coleta regular de outros materiais para reciclagem, o que inclui: papel, papelão, plástico, alumínio e metal.

Como exemplo a embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone têm Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e recebendo os materiais para coleta. Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na nova sede da  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

 

Dias e locais da campanha de coleta de vidro

18/10 – Gironda, das 8h às 12h e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h e Pacotuba, das 14h às 17h

20/10 – Itaoca, das  8h às 12h e São Vicente, das 14h às 17h

21/10 – Coutinho, das 14 às 16h e Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

22/10 – Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

23/10 – Centro de Cachoeiro, das 9h às 13h

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias