qui 28/março/2024 20:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Prefeitura faz recolhimento de vidros entre os dias 18 e 23 de outubro em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

A partir do dia 18, e até o dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro fará uma campanha de recolhimento de vidros que serão destinados à reciclagem.

A coleta será feita inclusive nos distritos de Gironda, Soturno, Burarama, Pacotuba, Itaoca, Coutinho e São Vicente e no Centro da cidade, em dias alternados.

Caso os vidros estejam quebrados, a orientação da Semma é que sejam agrupados em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte.

Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

A  entrega de garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos poderão ser entregues pela população nos pontos de coleta.

O material coletado será destinado à uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Vitória. “O vidro é um material com processo de reciclagem mais complexo comparado a outros resíduos. Por isso, demanda essa ação especial de coleta seletiva”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

 

Por que reciclar?

Material 100% reciclável, o vidro pode ser aproveitado como matéria-prima na fabricação de outros tipos de vidro, como componente de asfalto e pavimentação, fibra de vidro, tintas refletivas, dentre outras.

Grandes empresas já utilizam o vidro reciclado na distribuição de seus produtos, como frascos de perfumes, evitando o acúmulo de material na natureza – o vidro demora cerca de cinco mil anos para se decompor.

“Com isso, a reciclagem do vidro é um meio de diminuir o volume dos aterros sanitários e ainda ajuda a obter significativos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, frisa a secretária.

 

Outros materiais

Em Cachoeiro, é feita a coleta regular de outros materiais para reciclagem, o que inclui: papel, papelão, plástico, alumínio e metal.

Como exemplo a embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone têm Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e recebendo os materiais para coleta. Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na nova sede da  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

 

Dias e locais da campanha de coleta de vidro

18/10 – Gironda, das 8h às 12h e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h e Pacotuba, das 14h às 17h

20/10 – Itaoca, das  8h às 12h e São Vicente, das 14h às 17h

21/10 – Coutinho, das 14 às 16h e Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

22/10 – Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

23/10 – Centro de Cachoeiro, das 9h às 13h

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais