Cachoeiro de Itapemirim registrou uma série de ocorrências relacionadas ao forte temporal no final da tarde da última quinta-feira (1), em que foi observado um acúmulo de cerca de 50 milímetros de chuva em apenas trinta minutos.
Logo depois, as equipes da prefeitura começaram a atender às demandas dos locais afetados. Os principais chamados relataram quedas de árvores, causando obstrução de vias e danos nas fiações elétricas.
No bairro Jardim Itapemirim, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) está concentrada na desobstrução da rua Tércio do Rosário.
Posteriormente, os bairros Parque Laranjeiras e União serão atendidos, com trabalhos também em andamento no bairro São Geraldo.
Simultaneamente, outras equipes estão dedicadas à limpeza de vias e espaços públicos, com o emprego de caminhões-pipa.
Além disso, também foram registradas quedas de árvores nos bairros IBC, Aeroporto, Álvares Tavares, Village da Luz, Independência, Recanto, Gilberto Machado, Coronel Borges, Alto Amarelo, na rodovia Cachoeiro x Marapé e no distrito de Gruta.
“Continuamos a receber chamados relacionados às chuvas e estamos mobilizando nossas equipes para responder prontamente. Damos prioridade às áreas com ocorrências mais graves, como vias obstruídas, mas asseguramos que todos os locais afetados serão atendidos o mais rápido possível”, destaca Lorena Vasques, secretária municipal de Manutenção e Serviços.
A população pode solicitar a presença de uma equipe da Prefeitura de Cachoeiro por meio da Ouvidoria Geral, que, nesta sexta-feira (2), atende por meio do Whatsapp (apenas mensagens), no número (28) 98814-3357, de 07h às 17h.
Chamados da Defesa Civil
A Defesa Civil de Cachoeiro também registrou diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas.
Nos bairros Gilson Carone e Nossa Senhora Aparecida, equipes avaliam o risco de queda de dois taludes, enquanto no Agostinho Simonato, foi registrada a queda do muro de uma residência.
Nos bairros Monte Belo, Zumbi e Caiçara, casas foram destelhadas em virtude do forte vento. No bairro Vila Rica, uma via foi totalmente interditada.
Ao longo da última quinta (1), o órgão também acompanhou diversos pontos de alagamento na sede e no interior do município, em locais como os bairros Aeroporto, Nova Brasília, IBC, Rui Pinto Bandeira, Gilson Carone, Coronel Borges, Gruta Maria Ortiz e Gilberto Machado.
Na manhã desta sexta-feira (2), o prefeito Victor Coelho convocou uma reunião emergencial com titulares de secretarias municipais para organizar as próximas ações da gestão municipal.
“Foi um volume de chuva atípico em pouco tempo, o que resultou em diversos transtornos na cidade, mas estamos mobilizando todas as nossas equipes para atender aos chamados da população e normalizar a situação,” enfatizou o prefeito.
Fale com a Defesa Civil
Em Cachoeiro, os cidadãos podem contatar o órgão por meio dos telefones 199 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) ou (28) 98814-3497 (plantão de emergência, inclusive nos sábados, domingos e feriados).
Descarte irregular gera obstrução do sistema de drenagem
Após o temporal, equipes da gestão municipal constataram diversos materiais obstruindo o sistema de drenagem da cidade, como lixo e até móveis que foram, incorretamente, descartados.
De acordo com técnicos, esses objetos dificultam a passagem da água pelas estruturas subterrâneas, contribuindo para o aumento de pontos de alagamento.
Nesse sentido, a orientação é a de, sempre, realizar o descarte correto de lixo e materiais em desuso ou obsoletos.