Inovação tecnológica que promete revolucionar a extração e o processamento de rochas ornamentais nos próximos anos. É para o futuro que estarão apontados os olhos dos 180 expositores que participarão da Cachoeiro Stone Fair, a maior feira das Américas do setor, que começa nesta terça-feira (27) e vai até sexta (30), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo são esperados 16 mil visitantes.
Materiais raros, máquinas de última geração e até um robô com tecnologia de ponta estão entre as novidades da feira de negócios do mármore e granito, conforme adianta nesta entrevista o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado.
Um dos lançamentos é o Resindrone, um robô multieixo automático projetado para obter uma seleção perfeita de placas e resinagem. Outros exemplos que estarão presentes na feira são a politriz HP 24 cabeças e uma nova serra ponte de três eixos econômica.
“A inovação tecnológica é uma realidade que as empresas do setor de rochas ornamentais já vive. Os mineradores capixabas aplicam as tecnologias mais modernas na extração e no processamento das rochas. São processos em constante aprimoramento que vêm acelerando a produção de chapas, com qualidade e melhor aproveitamento do material, reduzindo e qualificando os resíduos produzidos, com menor impacto ambiental”, afirma Tales Machado.
Confira a entrevista
Quais as novidades do maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais das Américas que serão apresentadas na Cachoeiro Stone Fair?
Tales Machado: A feira irá apresentar de materiais raros a máquinas e tecnologia de ponta para o mercado de rochas ornamentais.
A feira deste ano conta com novidades tecnológicas para os clientes? Quais?
Sim, a inovação tecnológica é uma marca do setor de rochas ornamentais. A Breton do Brasil, por exemplo, vai aproveitar a feira para lançar o Resindrone – um robô multieixo automático projetado para obter perfeita seleção de placas e resinagem. Outro exemplo é a Cimef que vai apresentar uma politriz HP 24 cabeças – novidade exclusiva da empresa. E a feira conta ainda com a participação de outras empresas e apresentação de inovações como a Ferrovale, que vai apresentar sua nova serra ponte de três eixos econômica.
A tecnologia veio para ficar? Como ela impacta o setor? Há investimentos na capacitação de profissionais?
A inovação tecnológica é uma realidade que as empresas do setor de rochas ornamentais já vive. Os mineradores capixabas aplicam as tecnologias mais modernas na extração e no processamento das rochas. São processos em constante aprimoramento que vêm acelerando a produção de chapas, com qualidade e melhor aproveitamento do material, reduzindo e qualificando os resíduos produzidos, com menor impacto ambiental. Vale destacar que dos 350 teares multifios instalados no Brasil, aproximadamente, 315 estão no Espírito Santo.
O Sindirochas frequentemente realiza cursos de qualificação profissional. Em maio deste ano, realizamos um workshop, em parceria com a Findes, para o setor sobre Indústria 4.0. O tema foi conduzido por profissionais com longa experiência na área industrial e que estão ajudando, orientando e implementando ações voltadas para a Indústria 4.0 em diferentes empresas do Brasil.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O setor de rochas é um dos mais importantes da economia capixaba. Quais as perspectivas para os próximos anos?
O Espírito Santo ocupa 0,5% da área territorial do Brasil e tem economia extremamente aberta, voltada para exportação. O Estado possui o maior parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais, com 1.600 empresas, e manteve seu posto de principal estado exportador em 2018. A expectativa para os próximos anos é boa. As empresas estão, na busca de maior produtividade e competitividade, revisando seus processos produtivos, intensificando a qualificação de sua mão-de-obra e adotando medidas que visam reduzir seus custos, tanto fixos como variáveis. Novos mercados também estão sendo prospectados.
Quantos países hoje compram rochas ornamentais do Espírito Santo?
Em 2018, o Brasil exportou para 125 países e o Espírito Santo para 102, abrangendo todos os continentes. Estados Unidos, China e Itália são os maiores consumidores das rochas ornamentais brasileiras.
Qual o significado desses 30 anos de Cachoeiro Stone Fair?
A Cachoeiro Stone Fair foi um marco divisor para o setor de rochas ornamentais capixaba. Comemorar 30 anos já diz tudo, o evento se tornou uma marca do arranjo produtivo, marcou o início de uma nova fase do setor e vem, ao longo desse tempo, acompanhando e contribuindo para o desenvolvimento do segmento, já fazendo parte do calendário das empresas, fornecedores e clientes. Foi a partir da primeira edição feira, em 1989, que o setor começou a apresentar a beleza das rochas brasileiras de forma sistemática. Desde então, o setor só se desenvolveu. Veio a Vitoria Stone Fair e hoje, além de participarem nas duas feiras da América Latina (Vitoria Stone Fair e Cachoeiro Stone Fair), várias empresas ainda participam de feiras internacionais levando os produtos brasileiros para todos os continentes.
Leia mais: Cachoeiro Stone Fair abre as portas de olho na inovação tecnológica
A feira
A Cachoeiro Stone Fair 2019 será realizada de terça-feira (27) a sexta (30), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
São mais de 180 expositores e mais de 16 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 18 países. A feira é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas e da Academia das Rochas.
Cachoeiro Stone Fair
Data: 27 a 30 de agosto de 2019
Horário: 14h às 20h (acesso até 19h)
Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
Realização: Milanez & Milaneze
Informações: (27) 3434-0616/0629 – info@cachoeirostonefair.com.br