Uma operação integrada da Polícia Rodoviária Federal com a Secretaria de Fazenda do Estado do ES, resultou na apreensão de uma carga de 14 toneladas de fertilizantes com nota fiscal irregular e 400 galões de 20 litros de água sem nota fiscal.
A ação aconteceu na tarde de quarta-feira, 25, na altura do km 57 da BR-101 e envolveu cargas ilegais de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.
Na operação conjunta, agentes da PRF que realizavam fiscalização de combate à sonegação fiscal no município de São Mateus/ES, abordaram um caminhão com placas de Pinheiros/ES, conduzido por um homem de 67 anos.
Durante a revista, foram encontrados os galões de água mineral, no entanto, ao ser solicitada a documentação fiscal, o condutor alegou que a referida carga não possuía nota e que aquele tipo de carreto ele fazia rotineiramente.
Pouco tempo depois, foi dada ordem de parada a um outro caminhão, esse com placas de Cachoeiro de Itapemirim/ES e conduzido por um indivíduo de 27 anos.
A bordo, uma carga de 14 toneladas de fertilizantes e, após a apresentação da nota fiscal pelo motorista, os federais e os agentes da Receita Estadual descobriram irregularidades na mesma e concluíram que o documento era inidôneo.
Diante das informações obtidas nas abordagens, ficou então constatado, em tese, o transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal ou com nota fiscal irregular e, assim, condutor, veículo e mercadoria foram encaminhados à Receita Estadual para as medidas cabíveis do flagrante.