ter 23/abril/2024 21:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Unimed Vitória

Primeira dose da vacina contra a Covid-19 é apenas o passo inicial

redacao
Redação Dia a Dia

O início da vacinação traz esperança para a população, que desde março do ano passado enfrenta os duros efeitos da pandemia de coronavírus. Mas é preciso ter bem claro que a primeira dose da vacina é apenas o passo inicial, e ainda é cedo para deixar os cuidados com os protocolos de saúde de lado.

“A gente deve aguardar até que a segunda dose seja realizada e somente cerca de 30 dias depois dessa última dose é que vamos poder dizer que estamos de fato imunizados. Não existe previsão de que toda a população esteja imunizada até o fim do ano. Esperamos que pelo menos os grupos de maior risco de doença grave estejam imunizados, mas a população como um todo ainda não”, explica a infectologista Rubia Miossi, da Unimed Vitória.

A especialista ressalta que as vacinas foram aprovadas de maneira emergencial, por isso não existe uma resposta exata para quando as pessoas poderão relaxar nos cuidados.

“Vamos ter essa resposta conforme as pessoas forem sendo vacinadas no decorrer do ano, e de como o vírus está se comportando lá fora, quantas pessoas estão testando positivo. Quanto mais seguirmos as regras de proteção, mais ajudaremos para que esse dia [em que poderemos relaxar nos cuidados] esteja cada vez mais próximo”.

Nenhuma das vacinas disponíveis até o momento garante 100% de imunização, mas a eficiência dos imunizantes evita a necessidade de internação e a morte.

“Uma eficácia de 50% é muito importante. Só evitar casos graves e óbitos já é um benefício muito grande”, afirma a infectologista.

Tomar a vacina

Para a médica é imprescindível que a população tome a vacina.

“Importante é tomar a vacina e pensar também no outro, nas medidas coletivas. A vacina é segura. Não existem contraindicações e são pouquíssimos efeitos adversos. A não ser que a pessoa tenha alguma alergia grave a algum dos componentes da vacina, não é preciso se preocupar. Já as gestantes e mulheres amamentando devem procurar ajuda médica antes de tomar a vacina”.
Vale lembrar que as vacinas não foram testadas em pessoas com menos de 18 anos, por isso o imunizante não é indicado para a população pediátrica.

“Vamos precisar atingir a cobertura vacinal para ter ideia de quando a população poderá se considerar de fato protegida. Enquanto isso temos que continuar usando a máscara e seguindo as regras de proteção porque mesmo quem foi vacinado pode carregar o vírus e contaminar quem ainda não foi”, pontua a médica.

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais