A primeira filmagem em território brasileiro foi realizada no dia 19 de junho de 1898, e a primeira exibição pública em 1896.
A filmagem foi feita pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto (1875 – 1919), considerado o primeiro cineasta nacional, que filmou a Baía da Guanabara quando estava a bordo do navio Brèsil em sua viagem de volta ao país, após uma temporada na França, onde aprendeu técnicas de filmagem.
O feito fez com que o dia 19 de junho se transformasse no Dia do Cinema Nacional. Mas a sétima arte comemora também o dia cinco de novembro de 1896, data da primeira exibição pública no Brasil.
As históricas filmagens de junho de 1898 inspiraram o pioneiro cinegrafista a produzir o documentário A Praia de Santa Luzia, realizado em parceira com o irmão dele, o empresário Paschoal Segreto. Parte importante deste material faz parte do acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O Programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, já esmiuçou a vocação do cinema brasileiro para fazer história. A atração explica que o reconhecimento em todo o país e também no exterior movimenta o mercado cinematográfico desde que a genialidade dos realizadores brasileiros ganhou equipamento e recursos.
Fonte: Agência Brasil