A primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 em Atílio Vivácqua, no Sul do Estado, recebeu nesta sexta-feira (5) a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com um misto de bom humor, gentileza e afeto. “Não repara, não. É casa de rico”, disse Avelina Leandro Borges, ao convidar a enfermeira Ana Carolina Calvi para entrar em sua residência, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Acompanhada da agente comunitária de saúde da unidade local, Adriana Ambrósio, Ana Carolina realizou a visita domiciliar para aplicar na moradora, de 92 anos, a dose inicial do imunizante Coronavac. Com isso, dona Avelina se tornou a primeira idosa do município a ser vacinada contra a Covid-19.
“Graças a Deus, é muito orgulho pra mim”, disse ela, que tomará a segunda dose nos próximos 21 dias.
Atílio Vivácqua recebeu, ao todo, 63 doses de vacina, para imunizar, nesta segunda fase, idosos acima de 90 anos.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Eles podem aguardar para recebê-las em suas casas, pelos nossos enfermeiros de ESF. Estamos empenhados em vaciná-los o mais rápido possível”, afirma a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo.
Equipes
De acordo com ela, estão programadas seis equipes, que realizarão esse trabalho junto ao Setor de Imunização. Destas, quatro já iniciaram o serviço de vacinação com os idosos: além da ESF de Nossa Senhora Aparecida, as equipes do bairro Alto Niterói e, ainda, das localidades de Córrego da Fama e de Flecheiras.
“Estou emocionada em saber que, mesmo em meio a esse turbilhão de novos casos confirmados de coronavírus no país, estamos conseguindo imunizar nossos profissionais e agora, também, nossos idosos. O momento atual de enfrentamento à Covid-19 no município é muito positivo”, acrescenta Marcia, ao informar que 152 doses já foram aplicadas nos trabalhadores da rede de saúde atiliense.