dom 16/novembro/2025 00:31
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Primeiro café biodinâmico do país nasce em Pacotuba pelas mãos da família Giori

Na Fazenda Barra do Mutum, em Pacotuba, a dedicação à terra é um compromisso com a sustentabilidade.

Com raízes fincadas há mais de 140 anos no cultivo do café, a família Giori, de Cachoeiro de Itapemirim, assina um capítulo inédito na história da agricultura brasileira: é a primeira produtora de café robusta orgânico e biodinâmico do país – e uma das pioneiras do mundo.

O trabalho, conduzido por irmãos que decidiram honrar a trajetória iniciada por seus antepassados em 1885, une tradição, inovação e um profundo respeito pela natureza.

Na Fazenda Barra do Mutum, em Pacotuba, distrito de Cachoeiro, a dedicação à terra vai além da produção: é um compromisso com o planeta e com as próximas gerações.

Luíza do Carmo Giori e Sebastião Giori, ao lado dos outros irmãos, transformaram a paixão herdada em um empreendimento de excelência, que preserva valores familiares e mira o futuro com responsabilidade.

“Essa fazenda pertencia aos nossos pais, e foi aqui que decidimos tocar um projeto 100% certificado, sustentável e orgânico”, conta Carmem.

O irmão Sebastião também fala do compromisso com a sustentabilidade. “Cultivamos café com qualidade, consciência e amor. Desde 1997, acreditamos que é possível produzir de forma responsável, gerando impacto positivo para a natureza e para as pessoas”, completa.

Essa visão rendeu frutos: a Fazenda Giori conquistou reconhecimento nacional e internacional, com destaque entre as finalistas do Prêmio Fazenda Sustentável, da revista Globo Rural, e premiações consecutivas no BioBrazil Awards, a maior feira da América Latina voltada à alimentação sustentável.

Em 2023, levaram o primeiro lugar na categoria Bebidas com o café especial. Em 2024, subiram novamente ao pódio, conquistando o segundo lugar com um chá inovador feito a partir da casca do café combinada com especiarias – uma criação que mostra o compromisso da família com o aproveitamento integral da produção e com a inovação.

Agricultura viva: sem veneno, com alma

Fabrício Campos, gerente da Fazenda Giori, conta que desde 2012 a fazenda aboliu o uso de agrotóxicos.

Esse processo de conversão levou à certificação nacional em 2019, e posteriormente às certificações europeia, norte-americana e, por fim, à certificação biodinâmica, considerada a mais exigente do mundo.

Mas, afinal, o que é o café biodinâmico?

Mais do que orgânico, o cultivo biodinâmico parte da ideia de que a lavoura é um organismo vivo e deve ser cuidada em harmonia com os ciclos da natureza.

Essa abordagem leva em conta o calendário lunar e planetário para orientar o plantio, a poda e a colheita, além de usar preparados naturais que fortalecem o solo e as plantas, sem produtos químicos.

É uma agricultura que une ciência e espiritualidade, buscando equilíbrio entre terra, planta, ser humano e cosmos. Por isso, o café biodinâmico carrega, além da pureza dos grãos, uma filosofia de respeito profundo à vida.

“Esse cuidado reflete-se não só na qualidade do nosso produto, mas também no carinho com que cada grão é tratado por nós”, explica.

Homeopatia

A família cuida da lavoura como quem cuida de um ser vivo. E cuida mesmo. Um dos diferenciais da Fazenda Giori é o uso da homeopatia agrícola – técnica que promove o equilíbrio das plantas por meio de soluções naturais altamente diluídas.

“Aplicamos os preparados para desestressar as plantas, estimular o sistema radicular e preservar sua vitalidade. Os grãos ficam mais doces e saudáveis”, explica Carmem, com brilho nos olhos.

E a produtora vai além: “A gente coloca amor em cada etapa do cultivo. Trabalhar com homeopatia é uma forma de devolver à terra tudo o que ela nos dá”, ressalta.

Do campo à xícara: uma história de amor familiar

Com torrefação própria e atuação no Brasil e no exterior, a Fazenda Giori tem hoje como principais mercados os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de países como Chile e Suíça.

O café produzido com esmero chega às mesas de famílias que, assim como a dos Giori, valorizam a origem e o cuidado em cada etapa.

“Nós produzimos com amor para outras famílias. Queremos que o café da nossa terra continue a contar histórias, a conectar pessoas e a inspirar novas formas de viver e cultivar”, conclui Carmem.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Respostas de 3

  1. Aqui em casa não falta o café Giori! Sentimos no sabor todo cuidado e carinho com que é tratado cada grão! Parabéns!! Super indico!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

presidente-lula

Lula envia ao Congresso novos projetos voltados à expansão da educação pública

diocese-mepes-efa-intercambio-mocambique

Educação do campo: intercâmbio com Moçambique é concluído na Diocese

renata-bonfim-escritora-a-revolucao-dos-colibris

Renata Bomfim lança obra que convida a ouvir a respiração da Terra

ricardo-ferraco-obras-es-493-divino-sao-lourenco

Pavimentação da ES-493 leva novo contorno viário a Divino de São Lourenço

pic-pay_brk-

Contas de água e esgoto terão até 80% de desconto a partir de segunda (17)

policia-viatura-cerco-inteligente

ES equipa viaturas com tecnologia avançada para reforçar segurança pública

agricultora-cafe-cafezalB-24-11-2024

Tarifaço suspenso: produtos agrícolas do Brasil ganham alívio nos EUA

tornozeleira-eletronicab-05-02

Estado lança Mulher Segura, tecnologia para proteger vítimas de violência

Leia mais