A próxima sexta-feira (14) reserva um espetáculo especial para iniciar o final de semana. Durante a madrugada, visível em todo o território nacional, um eclipse lunar trará o fascinante efeito da “lua de sangue”. Será o primeiro de 2025.
Durante o fenômeno, o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados, fazendo com que a Lua passe pela sombra da Terra. Esse alinhamento fará com que, por alguns instantes, a Lua desapareça parcialmente e, em seguida, adquira uma tonalidade avermelhada, conhecida como “Lua de Sangue”.
O ápice do eclipse, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra, ocorrerá por volta das 3h26 (horário de Brasília). Antes e depois desse momento, será possível observar as fases do eclipse, com a Lua escurecendo gradualmente e depois retomando sua luminosidade.
Entenda o que é um eclipse lunar
Durante um eclipse lunar, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. Essa sombra é dividida em duas partes: a penumbra e a umbra.
Penumbra: é a parte mais externa da sombra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Quando a Lua entra na penumbra, o escurecimento é sutil.
Umbra: é a parte mais escura da sombra, onde a luz solar é totalmente bloqueada. É nesse momento que ocorre o eclipse parcial e total, quando a Lua ganha a tonalidade avermelhada característica.
Prepare-se com os horários
Início do eclipse penumbral: 00h57
Início do eclipse parcial: 02h09
Início da totalidade: 03h26
Fim da totalidade: 04h31
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Fim do eclipse parcial: 05h47
Esse horários são previsões, mas servem como um guia para se organizar para a observação. E também é preciso que as nuvens cooperem.
Como observar o eclipse
O fenômeno será visível a olho nu e não há necessidade de equipamentos de proteção, ao contrário dos eclipses solares. Para uma experiência ainda mais interessante, binóculos ou telescópios podem ser utilizados.
A dica é escolher um local com pouca iluminação artificial e céu aberto. Com sorte, será possível apreciar todas as fases do eclipse e registrar belas imagens desse evento raro.