A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, em solenidade, entregou as insígnias aos 12 primeiros guardas promovidos ao cargo.
A entrega foi feita pela Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
A promoção foi possível após os profissionais passarem por uma seleção, com teste de aptidão física (TAF) e avaliação de requisitos como formação e tempo de prestação de serviço.
A função de subinspetor foi criada com o novo Plano de Carreira, Ingresso e Subsídios da GCM, instituído no fim de 2019 pela Prefeitura de Cachoeiro.
Com ele, o município passou a atender ao que determina a lei federal sobre a carreira dos guardas municipais, estabelecendo critérios objetivos para a progressão de nível dos agentes, com base na qualificação e no mérito.
“É uma grande vitória da nossa categoria. Fortalece os profissionais e nos incentiva a servir, cada vez melhor, à população”, disse o subinspetor Alcinei Medeiros Menon, guarda civil há 18 anos.
O secretário de Segurança de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz, frisou que a efetivação dos primeiros subinspetores é um momento histórico para a GCM de Cachoeiro, e que com a promoção eles assumem novas responsabilidade e renovam o compromisso de ajudar Cachoeiro a ser um município cada vez mais seguro.
O prefeito Victor Coelho participou da cerimônia de entrega das insígnias e reiterou o compromisso da gestão municipal em continuar trabalhando pelo fortalecimento da GCM.
“Cada conquista da Guarda Municipal é uma conquista para Cachoeiro, para a segurança do cachoeirense. E são expressivas as conquistas dos últimos anos: conseguimos o rearmamento dos guardas; investimos em novos equipamentos e em capacitação; instituímos um novo plano de carreira, que se destaca no Espírito Santo; ampliamos e modernizamos o sistema de videomonitoramento. Estamos construindo um novo Centro de Operações e seguiremos apostando na melhoria e na evolução contínua da GCM”, salientou o prefeito.