Cerca de 40 embarcações estão sendo aguardadas para a procissão marítima em comemoração ao Dia de São Pedro, nesta quinta-feira (29) em Anchieta. O evento religioso terá início às 12h no Porto de Cima, próximo à Colônia de Pesca.
Conforme os organizadores, os barcos são enfeitados antes da partida ao mar com bandeirolas, flores e outros apetrechos confeccionados artesanalmente pelas famílias dos pescadores.
O percurso marítimo reúne centenas de pessoas. A tradição do mar continua em terra firme com a chegada das embarcações ao porto, onde se inicia uma procissão a pé com a imagem do santo, considerado o padroeiro dos pescadores. Na sequência os devotos chegam até a igreja São Pedro, no centro da cidade, onde será realizada uma missa campal na praça que leva o nome do santo, a partir das 18h.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio César Santana, a procissão tem autorização da Marinha e é coordenada pela pasta, que recebe as inscrições dos participantes. A Associação dos Armadores, Maricultores e Pescadores de Anchieta (Ampa) ajuda na organização.
Segundo informações da Secretaria de Pesca e Aquicultura, a procissão marítima é realizada há décadas em Anchieta, mas foi por volta de 1984 que ganhou mais adeptos e se tornou um evento grandioso abraçado por toda comunidade.
A Festa de São Pedro começou segunda-feira (26) e segue até o dia 3 de julho, com atividades religiosas e culturais e shows musicais.