qui 25/julho/2024 16:59
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Procon Cachoeiro orienta sobre problemas com internet durante pandemia

redacao
Redação Dia a Dia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados que apontam que o uso da internet no Brasil cresceu durante a pandemia cresceu cerca de 50%. Porém, o aumento abrupto no uso das redes por conta das medidas de isolamento social também ocasionou mais instabilidade e questionamentos quanto à qualidade do serviço prestado: no primeiro semestre, a Anatel registrou aumento de 31% nas reclamações sobre serviços de internet e 21,6% referentes aos serviços de telefonia.

Seguindo a tendência nacional, o Procon Cachoeiro também registrou aumento nos atendimentos relacionados a problemas com internet e telefonia no município: foram 819 no primeiro semestre de 2020, contra 738 nos seis primeiros meses de 2019.

Tendo isso em vista, o Procon apresenta informações importantes e fornece algumas recomendações para o consumidor que possa ter problemas com serviços de internet e telefonia:

– Se o serviço for interrompido, o consumidor tem direito ao abatimento do valor cobrado pelo período que durar a interrupção. Por isso, é importante registrar a reclamação com a prestadora de serviços e pedir o abatimento.

– Anote todos os protocolos de reclamação para contabilizar as suspensões. Se a velocidade da internet não corresponde ao que foi contratado, a empresa também deve aplicar um desconto na cobrança. Tudo porque o serviço não está sendo prestado por completo.

– A Anatel também deve ser informada sobre os problemas, para que possa fiscalizar a qualidade dos serviços. Ela, inclusive, poderá aplicar penalidades às empresas de telecomunicação pela queda na qualidade do serviço. Assim, os protocolos de reclamações anotados podem ser informados para a Anatel.

– Além disso, se os abatimentos não forem concedidos, a Anatel e o Pocon também podem atuar facilitando o pleito dos consumidores.

– Se o prejuízo ainda assim não for sanado, o consumidor pode mover uma ação indenizatória no Juizado Especial Cível. Nesse caso, a indenização pedida pode incluir danos materiais e morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

capixaba-paris-24-07-2024

Onze atletas capixabas vão brigar pelo ouro na Olimpíada de Paris 2024

Renato-Casagrande-evento-mudancas-climaticas-23-07-2024

Governador participa de evento sobre mudanças climáticas no Rio de Janeiro

cachoeiro-24-07-2024

Cachoeiro vai escolher suas 7 Maravilhas. A votação já começou

publicacao-legal1-30-06

Publicidade Legal 24/07/2024

fenaci-feira-de-negocios-2023-23-07

De palestra com Cafu a gastronomia e shows. Confira a programação da Fenaci 2024

Leia mais