qui 25/abril/2024 08:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Procon de Cachoeiro orienta consumidor para não cair em golpe do falso boleto

redacao
Redação Dia a Dia

O Procon de Cachoeiro está orientando os consumidores a como evitarem de cair no golpe do falso boleto, que não é uma prática nova, mas tem se tornado mais sofisticada.

É para evitar problemas como esse, em que os criminosos fazem cópias de documentos de cobrança como se fossem verdadeiros, para que o dinheiro do pagamento vá para as suas contas, que o órgão de defesa do consumidor faz algumas recomendações.

A primeira delas é conferir se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro.

E se a cobrança for uma conta recorrente, como a de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, é preciso duvidar de qualquer alteração.

O Procon destaca ainda que também é fundamental verificar se os primeiros dígitos do código de barras coincidem com o código do banco emissor.

É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Outro cuidado importante é verificar se a empresa ou pessoa que receberá o pagamento é verdadeira. Se for uma empresa, consulte a reputação dela no portal Reclame Aqui.

Também é recomendado verificar se o CNPJ da emissora é real no aplicativo da Receita Federal. Uma característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração.

Por isso, é recomendado tentar fazer a leitura do código com a câmera do celular em vez de digitar e sempre redobrar a atenção quando encontrar essa dificuldade.

Com o crescimento desse tipo de golpe, é indicado emitir boletos no site da instituição, já que vias físicas têm mais chances de terem sido adulteradas.

A melhor saída para evitar cair no golpe do boleto falso é solicitar à instituição correta para que o valor seja debitado automaticamente da sua conta bancária.

“A indicação é de que, se for vítima desse tipo de golpe financeiro, registre o boletim de ocorrência imediatamente na Polícia Civil e procure o Procon para tentar solucionar o problema”, alerta coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Leia mais