Usuários do Pix que sofrerem golpes, fraudes ou situações de coerção agora contam com uma nova ferramenta para tentar reaver o dinheiro perdido. Entrou em vigor, na última quarta-feira (1º), um mecanismo de contestação disponibilizado pelos bancos, que permite acionar o mecanismo especial de devolução diretamente pelo aplicativo bancário.
De acordo com o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, a novidade deve tornar mais ágil e prática a devolução dos valores enviados a golpistas. “É preciso ter atenção ao utilizar o novo botão, uma vez que não haverá funcionalidade em caso de erro ou arrependimento”, alerta.
Por ser totalmente digital, o novo sistema aumenta a velocidade de bloqueio dos valores junto à conta do golpista, o que, segundo Fonseca, torna a devolução mais eficiente.
Como funciona
Quando o usuário contesta uma transação via Pix, a informação é repassada ao banco do destinatário suspeito, que deve bloquear os recursos imediatamente. A partir desse momento, as instituições financeiras têm até sete dias para analisar a solicitação. Se confirmada a fraude, o valor é devolvido à conta da vítima em até 11 dias. O Banco Central informa que, caso o saldo do golpista seja insuficiente, é possível o bloqueio parcial do montante.
Atendimento do Procon
O Procon de Cachoeiro reforça que está à disposição dos consumidores que tiverem seus direitos desrespeitados. O atendimento é feito na Rua Bernardo Horta, nº 204, bairro Guandu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone para contato é (28) 3199-1710, e o agendamento presencial pode ser realizado pelo site https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅










