sex 26/abril/2024 19:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Produtores devem vacinar rebanho contra aftosa a partir de segunda (1º)

redacao
Redação Dia a Dia

Começa na próxima segunda-feira (1º) a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf), seguirá durante todo o mês de novembro e a vacinação do rebanho é obrigatória.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, reforça a importância de que todos estejam comprometidos com a imunização do rebanho.

Louzada enfatiza que o Estado está cada vez mais próximo da retirada da vacinação, entretanto, esse avanço também depende de o Espírito Santo registrar altos índices de eficiência vacinal, comprovando que os animais foram devidamente imunizados. “Precisamos desse esforço conjunto para que o setor avance ainda mais”, disse.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, Raoni Cezana Cipriano, lembra que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) durante a campanha está condicionada à vacinação.

“Essa determinação está prevista em normativa federal, já sendo de conhecimento dos produtores do Espírito Santo”, pontuou Cipriano.

O médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável no Instituto pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, informou que está mantida a recomendação para que os produtores priorizem a comprovação da vacinação pela internet, de modo a evitar aglomerações nos escritórios.

“O procedimento on-line é simples e acessível, contribuindo com as medidas de distanciamento social”, destacou Porto Júnior.

Vacinação
A expectativa é que sejam vacinados todos os animais envolvidos, que contemplam, aproximadamente, 2,3 milhões de bois e búfalos, distribuídos em cerca de 30 mil propriedades do Estado.

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf e somente no período da etapa de vacinação.

A comprovação de que o procedimento foi realizado deve ser feita, preferencialmente, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), até o final da etapa, mas também é possível fazer por e-mail ou nos escritórios do Instituto, até o dia 10 de dezembro.

Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/orientacoes-segunda-etapa-aftosa.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais