Professora posta em 2021 cartas para alunos escritas por eles mesmos em 2015

Professora posta em 2021 cartas para alunos escritas por eles mesmos em 2015
Redação Dia a Dia

Que tal escrever uma carta para você no futuro, e conferir seis anos depois quanto do que sonhou no momento da escrita se confirmou?

Essa foi a proposta da professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que desenvolve há quase dez anos nas escolas em que trabalha o Projeto Carta para o Futuro.

Iniciado em 2015 com alunos entre 13 e 15 anos que cursavam os 8º e 9ºs anos, o projeto foi desenvolvido nas aulas de produção de texto, em que os alunos conheceram a estrutura e as características da carta pessoal.

Na época, 81 alunos escreveram cartas pessoais endereçadas a eles mesmos. A novidade é que elas foram postadas esta semana por Patrícia Peres na quinta-feira (25) na agência dos Correios da Praça Jerônimo Monteiro , que abraçou o projeto e as postou como carta social,  sem ônus para a professora.

Nas aulas os alunos aprenderam como se escreve uma carta pessoal quando se quer comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.

 

Patrícia conta que na semana em que postou as cartas que foram escritas em 2015, desenvolveu o mesmo projeto nas turmas dos 9ºs anos da Escola Estadual Professora Hosana Salles.

“Depois das aulas em que foram apresentadas as características e a estrutura textual do gênero carta pessoal, foi exibido o comercial do “O Boticário”, intitulado “A Carta”  ,  e cada aluno escreveu uma carta pessoal endereçada a eles mesmos”.

Ela destaca que nesta carta, o “eu atual” (2021) escreve para o “eu do futuro” (2025) falando da importância de acreditar em seus sonhos e não perder a esperança, ou até arriscando algumas previsões.

“As cartas foram recolhidas, guardadas e lacradas em uma caixa organizadora. Essa correspondência será despachada pelos correios em 2025 para o “eu do futuro”, explica a professora Patrícia Peres.

Ultimas Notícias