qua 24/abril/2024 19:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Professora recebe retorno de alunos que escreveram cartas para o futuro

redacao
Redação Dia a Dia

A professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que desenvolve há quase dez anos nas escolas em que trabalha o Projeto Carta para o Futuro, começou a receber o retorno das cartas postadas para seus ex-alunos no dia 25 de novembro.

Elas foram escritas em 2015 nas aulas de produção de texto por alunos entre 13 e 15 anos que cursavam os 8º e 9ºs anos, conta a professora.

A primeira a se manifestar foi Renata Vicentini Costa, 17 anos, que fala da emoção e alegria de ler a carta que escreveu para si mesma em 2015.

 

“Primeiramente só tenho a agradecer a professora Patrícia Peres, que nos proporcionou esse momento. Lembro que nesse dia, fiquei super empolgada quando ela contou sua ideia sobre o ‘Cartas para o Futuro’ e a turma toda topou no mesmo instante”.

Ela relembra o momento e diz que foi sensacional, com a turma toda concentrada, alegre e em dúvidas do que escrever, e que ficou muito emocionada em ver o quanto cresceram, mudaram e amadureceram.

“Isso é incrível. Saber que aquela menina de cinco anos atrás cresceu, hoje tem novos sonhos, objetivos, pensamentos e ideais mais amadurecidos. Ao ler essa carta, relembrei vários momentos alegres e de muitos aprendizados”, enfatiza.

Renata diz que se pudesse voltar ao passado, somente agradeceria a Renata do passado. “Como eu disse no meu texto, que meu “eu do futuro” poderia rir de algumas frases, mas que cada palavrinha valeria a pena, e realmente, valeu a pena, por isso, obrigada “eu do passado”.

A estudante agradece também à professora Patrícia por tantos ensinamentos e esse momento tão especial e emocionante que ela proporcionou.

Renata diz que a partir do recebimento da carta, vai responder às perguntas que fez a seu “eu do futuro” e quem sabe escrever uma nova carta para abrir nos próximos cinco anos.

Outra que se empolgou com o recebimento da carta foi Lia Kuster David, de 19 anos. “Hoje fui surpreendida com uma carta do meu eu do passado, de um projeto da minha professora de português, a Patrícia Peres, e foi uma surpresa”.

Lia relata que nem lembrava mais da carta e que ao ler pode perceber como seus pensamentos atualmente mudaram e que teve uma reflexão a respeito da vida e pode analisar que realizou sonhos e suas metas desde o dia em que a carta foi escrita.

“Fico muito feliz em participar deste projeto, pois ao receber a carta pude reviver um pouco da minha infância e relembrar como a época da escola era boa”.

Daniel Ruiz, de 19 anos, também recebeu a cartinha que escreveu e diz que foi possível ver o quanto a vida e pessoa pode mudar.

“A proposta da carta para o meu eu do futuro é muito interessante, pode-se comparar suas expectativas de antes e perceber as mudanças”.

Uma pequena viagem no tempo. Essa foi a sensação da aluna Isabella Guidinelli Cardoso Ferri, 17 anos, quando recebeu a correspondência que escreveu para si mesma em 2015.

 

Destaca que ficou surpresa ao recebê-la, já que havia alguns anos que tinha feito e não se recordava muito bem. “Foi uma experiência divertida e nostálgica receber uma cartinha do meu “eu” do passado e ver quais eram os meus pensamentos, preocupações e questionamentos para o meu eu do futuro”.

A professora Patrícia voltou a aplicar o o projeto Carta para o Futuro em suas turmas de 9º ano da Escola Estadual Professora Hosana Salles. “As cartas serão postadas no Correio em 2025”, informa.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais