O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, junto a outras três instituições hospitalares do Sul capixaba, Santa Casa, HIFA e Unimed, realizou nesta quinta-feira (12) o I Fórum Sul Capixaba de Doação de Órgãos.
O evento, voltado para o público da área da saúde no que diz respeito a parte técnica, tinha como objetivo preparar os profissionais para o diálogo e a conscientização de pacientes e familiares a respeito da importância da doação de órgãos para transplantes.
“O que as quatro CIHDOTT (Comissão Intra -Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) das instituições hospitalares de Cachoeiro pretendem com esse evento é capacitar os nossos profissionais quanto a entrevista a família do doador e assim transformar os nãos e as dúvidas em SIM”, explica a enfermeira Tamara Pagotto, responsável pelo setor no Hospital Evangélico.
O procedimento de transplante é um tratamento efetivo para muitas doenças, e em alguns casos é a única opção terapêutica. O ato de transplantar um órgão, além de solidário, pode ajudar a salvar vidas.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
No evento foram realizadas diversas palestras: “A Legislação no Processo de Doação”, com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do ES, Maria dos Santos Machado; “Panorama de Transplantes no Estado”, com Priscila Bacchetti Weber (médica da Central Estadual de Transplantes do ES); “Entrevista Familiar e Conflitos Éticos”, com a enfermeira especialista em captação e transplantes Cristiane Bittencourt; e “Teste de Apneia no Diagnóstico de Morte Encefálica”, com Leticia Corrêa, fisioterapeuta da CIHDOTT da Santa Casa de Cachoeiro.
A atividade faz parte das ações do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos.
Caminhada Verde
Ainda em atenção ao movimento nacional, Setembro Verde, uma grande caminhada de confraternização com as famílias que disseram sim para a doação está programada para o próximo dia 28. A caminhada vai sair da Praça Jeronimo Monteiro, a partir das 8h30.