Uma boa notícia para produtores de leite capixaba. Uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), vai acelerar o melhoramento genético do rebanho no Espírito Santo.
O termo que criou o Programa Estadual de Melhoria Genética do Rebanho Bovino Leiteiro por meio de fertilização in-vitro (FIV) foi assinado durante a Exposul Rural 2022, em Cachoeiro de Itapemirim, no início deste mês, e prevê R$ 10 milhões de investimento.
“O programa vai possibilitar um aumento substancial da produção de leite, a partir da fecundação de vacas com embriões de alta produtividade”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Mário Louzada.
A expectativa, explicou Mário, é que num período entre dois e três anos estas novilhas estejam produzindo leite suficiente para elevar em 10% a produção capixaba.
“E nós não queremos apenas esse ano. Nosso objetivo é fazer um programa perene de investimento todos os anos em genética animal e também na produção de alimento para o gado, pois quando as novilhas chegarem ter comida para elas”, destacou.
“São bezerras de alto valor genético e que vão melhorar muito a média de produção de leite. Em nome dos produtores rurais agradeço ao governador Renato Casagrande e ao Sebrae pelos investimentos”, disse o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.
“Usamos a tecnologia para aumentar o volume de leite e também a qualidade do rebanho leiteiro. Queremos trazer cada vez mais tecnologia para dentro da propriedade rural”, destacou o gerente regional do Sebrae, Ivair Segheto.