seg 29/abril/2024 10:37
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Projeto capixaba pode ajudar a dar destinação aos resíduos de rochas ornamentais

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Um projeto pioneiro financiado pelo governo do estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), pode ajudar solucionar um dos maiores problemas do setor de rochas ornamentais, que é a destinação dos resíduos do processo de serragem e beneficiamento das pedras.

Unidade do Cetem em Cachoeiro

De tão inovadora, a proposta desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), que possui uma unidade em Cachoeiro de Itapemirim, venceu o Prêmio de Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2022, uma competição nacional realizada em Terezina, Piauí.

O projeto, denominado ‘Normatização da utilização de resíduos de rochas ornamentais em artefatos de cerâmica vermelha e à base de cimento Portland’, é coordenado pela pesquisadora do Cetem, Mônica Castoldi Borlini Gadioli, juntamente com o pesquisador aposentado do órgão, Francisco Wilson Hollanda Vidal.

Mônica Castoldi é pesquisadora do Cetem e coordenadora do projeto

O projeto teve ainda a participação dos professores e colaboradores Geilma Lima Vieira, Kayrone Marvila de Almeida, Mariane Costalonga de Aguiar, Maria Angélica Kramer Sant’Ana e Carlos Maurício Fonte Vieira.

A partir dos estudos, os pesquisadores do Cetem denominaram esses resíduos finos do beneficiamento de rochas ornamentais de Fibro, e concluíram que podem ser utilizados como matéria prima na preparação de diversos produtos como telhas, tijolos maciços, blocos de vedação, lajotas e concreto.

Telhas, blocos, tijolos maciços produzidos com resíduos

“Nos estudos, nós substituímos uma das matérias primas naturais utilizadas na produção pelos finos do beneficiamento de rochas ornamentais, que já estão disponíveis. Nós produzimos os artefatos cerâmicos tanto em laboratório quanto nas indústrias e conseguimos produtos até melhores do que aqueles feitos da forma tradicional”, destacou Mônica.

A partir do resultado dos estudos, os pesquisadores do Cetem elaboraram duas instruções normativas para a utilização do Fibro tanto na produção de artefatos de cerâmica vermelha, quanto nos componentes à base de cimento Portland para concreto.

Francisco Hollanda recebeu o prêmio no Piauí

Além de reduzir o consumo de matérias-primas naturais, a utilização deste novo material vai dimuir a quantidade de resíduos descartadas na natureza. Outro benefício é que agrega valor a um produto que até então é indesejável, além de possibilitar a geração de novos empreendimentos e novos produtos.

 

 

ES produz 2 milhões de toneladas por ano de resíduos

Um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo, o Espírito Santo produz anualmente cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos finos, que são gerados no processo de serragem e polimento de mármore e granito.

Os resíduos são depositados em aterros particulares ou associativos. E atualmente existem apenas estudos e algumas poucas iniciativas de reutilização destes materiais, uma vez que o procedimento ainda não foi normatizado.

Kayrone Marvila, da equipe do Cetem, mostra materiais feitos com resíduo

Nesse trabalho dos pesquisadores do Cetem, foram mapeadas as indústrias de cerâmica vermelha, concreto e empresas de rochas ornamentais para atestar a logística de proximidade entre elas e comprovar o uso do resíduo sem a necessidade de transporte para grandes distâncias.

Os testes industriais realizados mostraram que o resíduo pode ser utilizado tanto nos artefatos de cerâmica quanto de concreto. E, a partir deles, os pesquisadores elaboraram duas propostas de instruções normativas, que poderão ser seguidas pelas indústrias.

As instruções normativas elaboradas durante estudo vão facilitar processo industrial
manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Leia mais