sáb 20/dezembro/2025 00:12
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto Conheça seu Hidrômetro tira dúvidas dos usuários de água de Cachoeiro

A BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, deu início ao projeto “Conheça seu Hidrômetro”. O objetivo é facilitar o entendimento dos clientes em relação ao funcionamento dos hidrômetros.

O pontapé inicial foi com a instalação de modelos dos equipamentos de medição utilizados pela concessionária no atendimento ao público da Ilha da Luz.

O objetivo da iniciativa é sanar dúvidas sobre como o hidrômetro registra o volume de água, demonstrando, em tempo real, como ocorre essa medição.

Douglas Felipe Costa Gonçalves, encarregado comercial da concessionária, destaca que são procurados por alguns clientes com dúvidas sobre como é feita a leitura, como fazer o teste de vazamento, ou mesmo sobre o motivo das trocas periódicas dos hidrômetros.

“Nosso objetivo é facilitar esse entendimento, demonstrando na prática como isso ocorre, e, assim, deixar nossos clientes mais informados e satisfeitos com o atendimento”, afirma.

O profissional ressalta que três modelos de aparelhos utilizados atualmente em Cachoeiro de Itapemirim foram disponibilizados no atendimento ao público, sendo possível observar como os medidores se comportam e como o cliente pode acompanhar o seu consumo interno.

“Podemos explicar e apresentar, de forma simples, as principais diferenças entre os equipamentos e suas tecnologias de medição, classe metrológica e a vida útil dos medidores, mostrando as particularidades de cada equipamento”, completa Douglas Gonçalves.

O aparelho de hidrômetro registra, com precisão, o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento.

A BRK frisa que ele é fundamental para que os clientes controlem o volume de água que utilizam, mantendo hábitos de consumo conscientes, o equipamento tem uma importante função social.

Além disso, destaca a concessionária, a partir das medições o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.

 

Substituição do aparelho deve ser periódica

Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do aparelho a cada cinco anos, aproximadamente, em razão do tempo de vida útil.

A concessionária ressalta que a troca do hidrômetro é gratuita e não ocasiona maior consumo de água no imóvel. No entanto, pode ocorrer uma variação de consumo devido a melhor precisão dos novos equipamentos ou em função de vazamentos nas instalações hidráulicas internas da residência.

Douglas Gonçalves explica que a substituição dos aparelhos que já atingiram o tempo de vida útil é realizada anualmente pela concessionária, como forma de manter a precisão das medições.

A troca também ocorre caso o aparelho apresente mau funcionamento e/ou problemas na medição, a partir de critérios técnicos de avaliação da concessionária.

Douglas informa que de março a outubro deste ano cerca de 5.500 hidrômetros serão substituídos em Cachoeiro, e que essa renovação é importante para que os clientes tenham o controle do seu consumo e uma cobrança justa.

“É importante frisar que o morador também é responsável pela conservação do equipamento e pode comunicar à BRK, qualquer anormalidade que indique a necessidade de substituição do aparelho”, completa.

 

SAIBA MAIS

Para mais informações sobre o funcionamento dos hidrômetros ou sobre como fazer a leitura do aparelho, a BRK disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001, com atendimento 24 horas, em todos os dias da semana.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

brk-19-12-25

Projetos levam água potável e conscientização a cerca de 2 mil pessoas em Cachoeiro

industria

IBGE: 25 cidades concentram mais de um terço da economia brasileira

Foto estágio _Freepik_

IEL-ES abre 20 vagas de estágio. Há vaga para Cachoeiro

marataizes-palacio-das-aguias-

Marataízes inaugura totens do Museu de Percurso e valoriza cultura local

prefeitura-de-castelo-decoracao-natal

Castelo paga abono de R$ 1.200 aos servidores antes do Natal

concursopublico

Ministério Público garante concurso e regularização de servidores em Alegre

corrida-da-mulher-cachoeiro

Cachoeiro: Corrida da Mulher 2026 abre inscrições com premiação inédita

prestacao-de-contas-cachoeiro-2025-

Cachoeiro presta contas e diz que houve avanços na saúde, educação e emprego

Leia mais