Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 477/2021, que propõe a criação da Rota do Caramba, no Alto São Geraldo, em Cachoeiro, um dos principais atrativos turísticos do município.
O autor da proposta é o deputado estadual Dr. Emílio Mameri, que recebeu a solicitação de grupo de moradores da Comunidade Alto São Geraldo, com quem se reuniu no dia seis de setembro.
Mameri conversou com os moradores sobre o desenvolvimento econômico da região e recebeu a solicitação para a criação de uma rota turística.
A “Rota da Pedra do Caramba” alcançará os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivacqua, passando pelas comunidades de São Geraldo e Alto São Geraldo e desenvolverá o turismo na região, esclarece Mameri.
O deputado destaca que a rota beneficiará aproximadamente 30 famílias locais e empreendimentos como restaurantes, comércio de varejo, agroindústrias de café, leite e banana.
O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Raphael Arruda ressalta a importância turística da região, ressalta que atualmente a Pedra do Caramba e a Pedra do Índio ainda são pouco exploradas.
“Levamos a demanda da criação da Rota do Caramba ao deputado estadual Dr. Emílio Mameri. Acreditamos que não só a região do Alto São Geraldo, mas todo o entorno receberá melhorias”, afirmou Arruda.
O deputado estadual Dr. Emílio Mameri foi escolhido pela comunidade local por conta de seu trabalho de incentivo ao turismo em todo o estado, como o exemplo recente da criação da Rota do Frade e a Freira.
Emílio Mameri diz que o foco do seu mandato é levar o desenvolvimento econômico sustentável para todas as regiões do Espírito Santo e que ficou muito encantando com a região de Alto São Geraldo.
“Percebi o enorme potencial turístico presente no local. Acolhendo a sugestão da comunidade local, protocolamos Projeto de Lei na Assembleia Legislativa para criar uma rota turística na região”, destacou o parlamentar.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Ronaldo Xavier, membro do conselho da FAMMOPOCCI, também esteve presente e acompanha de perto a eleição no bairro e ressaltou a importância do associativismo.
“Quando a comunidade se une com um objetivo em comum, a chance de êxito é muito maior”, frisou.
SAIBA MAIS
Pedra do Caramba
A Pedra do Caramba é um mirante natural de aproximadamente 700 metros de altitude e atrai, todos os meses, centenas de turistas, trilheiros e ciclistas.
De seu cume, além de ser possível observar toda a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, é possível ver também o Oceano Atlântico e as cidades do litoral sul do Espírito Santo.
O nome
O nome Pedra do Caramba se deu por causa de um antigo morador Sebastião Venceslau, cujo apelido era Caramba e escolheu o alto da pedra para construir sua residência.
Atualmente, a região recebe centenas de turistas todos os meses que buscam apreciar a bela paisagem da região, aproveitando os restaurantes locais para o lazer aos finais de semana.