ter 17/junho/2025 02:13
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto em tramitação pretende zerar IPVA de motos com até 170 cilindradas

Uma iniciativa do deputado Bruno Lamas pretende zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de duas rodas de até 170 cilindradas.

O parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa o requerimento de urgência para tentar agilizar a tramitação da proposta, que internaliza o conteúdo da Resolução 15/2022, do Senado Federal, que prevê a isenção do imposto para esses veículos.

Também acrescenta item à Lei Estadual 6.999/2001, que trata da cobrança do IPVA, para garantir a alíquota de 0% para as motocicletas.

Na justificativa do projeto, Lamas explica que a medida aprovada pelo Senado vai produzir efeitos a partir de janeiro de 2023, quando os Estados poderão decidir se aplicam ou não a isenção do IPVA para as motos que se enquadram nessa categoria.

“A resolução promulgada não é impositiva, ou seja, não há obrigatoriedade de zerar as alíquotas em respeito ao federalismo brasileiro”, informa.

O deputado destaca que a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) aponta que as motos de até 170 cilindradas representam 80% das vendas do setor no Brasil.

Muitos dos proprietários, justifica o deputado, utilizam os veículos para desempenhar atividades profissionais. Além disso, muitas pessoas da zona rural estão trocando o transporte a cavalo pelas motos.

Segundo Lamas, quase metade (48%) dos compradores de motocicletas está nas classes D e E, que correspondem a aproximadamente 35% da população brasileira.

“Se for acrescida a classe C, somam 85% dos consumidores do produto. De acordo com a Abraciclo, a moto é o verdadeiro veículo popular em todos os seus aspectos”, salienta.

Outro argumento trazido pelo parlamentar é que esse tipo de transporte conquistou os capixabas pelo baixo custo de aquisição e manutenção, economia de combustível e agilidade nos deslocamentos, o que possibilita geração de renda e inclusão social para as famílias.

Por fim, Bruno Lamas avalia que as motos são veículos leves, que não causam estragos às vias e, assim, não oneram o destino dos recursos captados pelo IPVA.

Se o PL for aprovado e sancionado, as mudanças na legislação entrarão em vigor na data da publicação em diário oficial. Entretanto, os efeitos começam a valer a partir de 1º de janeiro do exercício financeiro subsequente.

Tramitação

A matéria foi lida na sessão ordinária do dia 13 de julho e encaminhada para as comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Defesa do Consumidor e Finanças. Requerimento para que o projeto tramite em urgência deve ser apreciado na sessão ordinária desta segunda-feira (1).

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

paradesportista-basquete

ES cria programa para incentivar esporte entre pessoas com deficiência

Caixa_economica28-01-2021

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago para nascidos em julho e agosto

pix

Pix Automático funciona a partir desta segunda e promete facilitar pagamentos

golpe-procon

Golpistas usam nome do Procon para aplicar golpes via WhatsApp e e-mail

corpus-christi-2025-confissao-ar-livre

Corpus Christi de Castelo: Fiéis terão acesso a confessionário ao ar livre

cartaz-15-06-2025

Espiritualidade encarnada: uma fé que toca a vida

libelula-15-06-2025

Milagres Cotidianos

No ponto alto da festa, no dia 19 de junho, durante a missa campal de Corpus Christi, Nossa Senhora do Amparo ocupará lugar de honra junto ao altar, antes de acompanhar a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Retorno histórico de Nossa Senhora do Amparo marca festa de Corpus Christi

Leia mais