O vereador Braz Zagotto protocolou, nesta segunda-feira (05), na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim um projeto de lei que institui o Programa Social de Transporte Gratuito, ao estilo do antigo Transpop, criado no governo Theodorico Ferraço.
O vereador justifica que a proposta é uma alternativa ao projeto de Lei 138/2018, apresentado pela prefeitura, que vai destinar até R$ 3,3 milhões em quatro anos, ao Consórcio Novotrans, para subsidiar o transporte público.
O Transpop circulou até 2005, quando foi rebatizado pelo prefeito Roberto Valadão com o nome de Passe Livre.
Em janeiro de 2011, já na gestão de Carlos Casteglione, os ônibus foram desativados e a prefeitura criou o cartão Melhor Passe Livre, que permite às pessoas carentes circularem de graça em ônibus de linha. O cartão funciona até os dias atuais.
Pela proposta do parlamentar, a prefeitura irá providenciar licitação para compra, arrendamento ou aluguel de 30 ônibus, novos ou usados, para atender estudantes e trabalhadores carentes.
O projeto ressalta ainda que os ônibus deverão circular, preferencialmente, nos horários de maior movimento, como pela manhã, na hora do almoço e no final do expediente, quando há fluxo mais intenso de estudantes e trabalhadores.