sáb 14/dezembro/2024 16:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Comunicação PMCI

Projeto sobre descontos e novos prazos para IPTU é protocolado pela Prefeitura

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro protocolou nesta sexta-feira (2),  dois projetos de lei em regime de urgência na Câmara de Cachoeiro para avaliação dos vereadores. Um dos projetos estabelece novos descontos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 e a prorrogação das datas de vencimento do tributo e o outro, complementar,  viabiliza e respalda a renúncia fiscal derivada da concessão dos descontos, que são benefícios tributários para os contribuintes.

Com o novo calendário estabelecido pelo projeto que prevê a prorrogação das datas, o vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto será no dia 15 de outubro. Da segunda e da terceira parcelas, os vencimentos serão nos dias 16 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente.

O projeto prevê ainda que os imóveis que tiveram valores maiores que os pagos ano passado serão reduzidos em 80% para pagamento à vista, em cota única, ou de 40% para pagamento parcelado.

Os percentuais serão aplicados, exclusivamente, sobre o valor da diferença apurada em relação ao exercício fiscal de 2020.

Já para os imóveis que passaram a integrar o cadastro imobiliário municipal neste ano, após o recadastramento, os descontos serão de 30% no IPTU e 10% na Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDRS) para pagamento em cota única.

Todos os contribuintes que pagarem o imposto em dia garantirão, automaticamente, 20% de desconto no valor do IPTU de 2022.

Em relação ao projeto que viabiliza e respalda a renúncia fiscal, o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes diz que haverá impacto de R$ 8 mi.  “A renúncia de receita precisa desse amparo legal, porque ela vai impactar o orçamento municipal. Estamos prevendo que seja da ordem de R$ 8 milhões. Vamos precisar adotar medidas compensatórias, fazer remanejamentos, alterar a previsão de receitas e a aplicação de recursos em algumas áreas”, explica.

O prefeito Victor Coelho frisa que a gestão municipal agiu com responsabilidade e celeridade, para buscar uma solução que atendesse aos anseios da população em relação à cobrança do IPTU.

“Após diálogo e entendimento construído com o TCE-ES, elaboramos e apresentamos uma proposta viável, que vai diminuir muito o impacto financeiro para os contribuintes cachoeirenses, nessa conjuntura econômica tão complicada. O momento é de unirmos esforços, para garantir esses benefícios à população, com a devida agilidade”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

caminhao-bau-12-12-2024

Caminhoneiro de 28 anos morre ao bater em carreta na BR 101 Sul

tour-360-pedra-do-caramba-12-12-2024

Acesse o Tour 360 e conheça a incrível Pedra do Caramba

acidente-carreta-onibus-br-11-12-2024

Ambulância sofre colisão enquanto socorria vítima de batida entre carreta e ônibus na BR 101

Corte de árvores na escola Zilma Coelho Pintor

Ministério Público vai investigar corte de árvores na escola Zilma Coelho

Leia mais
plugins premium WordPress