qui 25/abril/2024 18:03
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Em Forquilha, distrito de Burarama, empreendimento vai vender produtos da região. Foto: Márcia Leal/PMCI

Projetos de associações apostam na força do turismo rural em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Projetos voltados ao turismo rural que foram aprovados na seleção pública do Programa Municipal de Apoio às Organizações da Agricultura Familiar estão avançando em Cachoeiro de Itapemirim.

Foram contempladas, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS), quatro associações de moradores e agricultores, das localidades rurais de Forquilha e Jacu, no distrito de Burarama, de Banca de Areia, no distrito de Pacotuba, e Boa Vista, no distrito de São Vicente. Cada associação recebeu R$ 75 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil no meio rural.

Em Forquilha, está sendo construído um restaurante de 240 m² para fortalecimento do agroturismo e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

“O projeto que estamos desenvolvendo em Forquilha vai fazer com que muitas pessoas conheçam nossa região. Será um avanço para o nosso turismo rural, que tem bastante potencial, mas que precisa de incentivo. Estamos felizes por ter conseguido isso”, ressalta Angela Maria Cassago, moradora e representante da associação de produtores de Forquilha.

Agroindústria comunitária

Em Jacu, está sendo preparada uma agroindústria comunitária, para que as mulheres da região possam produzir alimentos da panificação e confeitaria, como bolos, pães, salgados, doces e cafés.

Além disso, está em construção um espaço reservado para atendimento à demanda local e aos turistas da região.

“Nossa comunidade está muito feliz em realizar o sonho, de muitos anos, de ter uma agroindústria. Estamos construindo algo que mudará a vida de muitas pessoas da localidade”, disse a representante da associação de moradores de Jacu, Joana de Oliveira Fagundes.

Em Banca de Areia, está adiantada a construção do centro de eventos, que contará com lanchonete, banheiros e vestiários. O objetivo do espaço será receber atividades de natureza cultural, turística e religiosa e, também, reuniões, cursos de capacitação e oficinas técnicas para desenvolvimento de agroindústrias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), as obras, nestas três localidades, estão bem avançadas e, ainda no primeiro semestre, devem ser inauguradas.

Recepção de turistas

Já na comunidade de Boa Vista, está começando a montagem de uma área de recepção a turistas, próximo à Pedra da Penha, cartão-postal da região. Segundo a Semag, a previsão de entrega da construção é para o segundo semestre.

“Essas regiões possuem um elevado potencial para exploração do turismo rural como atividade econômica. Por isso, ao investirmos nesses projetos, impulsionamos esse potencial. Esperamos que haja geração de trabalho e renda, com consequente melhoria de qualidade de vida nessas localidades”, salienta o secretário de Agricultura de Cachoeiro, Paulo Miranda.

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais