Um proprietário rural foi detido na quinta-feira (31) por realizar uma obra irregular em sua propriedade, na localidade de Barra Preta, zona rural de Guaçuí. Ele foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental enquanto uma máquina retroescavadeira realizava a abertura de drenos de aproximadamente 180 metros de comprimento e 60 centímetros de profundidade.
A equipe da Polícia Ambiental passava às margens da Rodovia ES 387, no km 08, quando presenciou a cena. Ao ser abordado, o homem, de 46 anos, disse que não possuía licença ambiental ou autorização do órgão competente, que seria a Secretaria de Meio Ambiente de Guaçuí, para realizar a referida obra. Segundo a polícia, a obra foi considerada crime ambiental previsto no artigo 60 da Lei 9605/98.
A sargento Érika ressalta que toda obra ou serviço potencialmente poluidor precisa estar regularizado junto aos órgãos de meio ambiente, que antes de qualquer intervenção é importante que o proprietário se informe nesses órgãos quanto aos trâmites necessários.
Tanto o proprietário quanto o operador da escavadeira, um jovem de 25 anos, foram conduzidos à Delegacia de Alegre para prestar esclarecimentos. A obra foi paralisada.
O Segundo Pelotão da Policia Militar Ambiental fica sediado em Guaçuí e atende toda região do Caparaó. Para denúncias o cidadão pode ligar para o Disque Denúncia 181. A ligação é gratuita e a denúncia será feita de forma anônima.