A Prefeitura de Presidente Kennedy definiu a quarta-feira como o dia da semana para aplicação das doses de vacina contra a tríplice viral, que protege contra o sarampo. O atendimento ocorre das 8 às 14 horas, na sala de imunização no posto de saúde na sede. O frasco após aberto somente tem validade de seis horas.
“Em caso de viagem, não há recomendação oficial de vacinação para maiores de 50 anos. O entendimento do Ministério da Saúde é que essas pessoas não precisam vacinar contra o sarampo por terem imunidade natural. Acima de 50 anos só vacinamos os não vacinados em bloqueio vacinal seletivo, contatos diretos ou indiretos de casos suspeitos de sarampo (recomendação oficial do Ministério da Saúde)”, diz o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde.
Cachoeiro
Em Cachoeiro, o Centro de Saúde Bolívar de Abreu mantém, até a próxima sexta (30), seu funcionamento em horário estendido, das 7h às 19h, para atender a população em busca da tríplice viral.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A ação faz parte das medidas de intensificação do combate à doença, que já registrou um caso confirmado no Estado. No último sábado (24), o Centro e mais 28 postos na sede e no interior de Cachoeiro promoveram um dia de mobilização.
“A vacinação contra o sarampo é uma rotina em todas as nossas unidades. Portanto, quem estiver com o cartão de vacina em dia não precisa receber a dose. O que estamos fazendo é facilitar ao máximo o acesso ao imunizante, para que todos fiquem protegidos do vírus, que já infectou uma pessoa no Espírito Santo”, ressalta secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
O público-alvo são crianças a partir de seis meses a adultos de até 49 anos.