O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alerta que 99.012 trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial.
O valor total que não foi retirado totaliza R$ 114,3 milhões disponíveis, que podem ser retirados até 29 de dezembro de 2025.
A partir de 5 de outubro, os trabalhadores poderão consultar o valor do Abono e o banco responsável pelo pagamento por meio da Carteira de Trabalho Digital (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo Portal GOV.BR.
O processamento das informações enviadas por prefeituras dentro do prazo excepcional, encerrado em 20 de junho, já começou neste mês.
Servidores públicos que tiveram atraso no pagamento referente ao ano-base 2023 receberão o benefício em 15 de outubro.
Segundo o MTE, neste ano 25.450.222 trabalhadores têm direito ao Abono Salarial, considerando o ano-base 2023 e a revisão de cinco anos anteriores.
Até agora, 24.708.366 pessoas já receberam o benefício, totalizando R$ 29,1 bilhões pagos e atingindo 97,09% de cobertura. Ainda restam 99.012 trabalhadores sem saque.
Quem tem direito
Têm direito ao Abono aqueles cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que receberam até dois salários mínimos médios por mês durante o período trabalhado.
O benefício contempla também trabalhadores que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base, com dados corretamente informados na RAIS ou no eSocial.
Formas de pagamento
No Caixa Econômica Federal, o Abono Salarial é pago preferencialmente por crédito em conta corrente, poupança ou conta digital (CAIXA Tem).
Quem não possui conta pode sacar o benefício em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes CAIXA Aqui.
No Banco do Brasil, o pagamento também ocorre preferencialmente via crédito em conta, podendo ser feito por TED ou PIX.
Para quem não tem conta ou chave PIX, o saque pode ser realizado diretamente nas agências. Para mais informações, o MTE disponibiliza os canais de atendimento das Superintendências Regionais do Trabalho e o telefone 158.
O calendário completo de pagamentos está disponível no site do ministério.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









