A prefeitura divulgou balanço da mobilização realizada na semana passada durante o Dia D de Combate ao Aedes aegypti. O mutirão que envolveu mais de 1 mil pessoas permitiu o recolhimento de quase 100 toneladas de entulhos.
O mutirão de limpeza e de conscientização aconteceu nos 12 locais do município com maiores registros de notificações de dengue e envolveu secretários municipais e seus servidores; diversos voluntários e parceiros.
As equipes foram distribuídas nos locais e saíram, às ruas, fazendo abordagens à população. No total, foram recolhidas mais de 98 toneladas de lixo e entulhos nos bairros visitados. Também foram notificados 26 imóveis.
Os imóveis foram vistoriados e os moradores receberam instruções das equipes. Terrenos baldios receberam serviços de limpeza, com recolhimento de pneus velhos, garrafas pet, tampinhas, sacolas plásticas, latinhas e outros lixos que podem se tornar criadouros do inseto transmissor da dengue e de outras doenças, como chikungunya e zika vírus.
Os bairros que receberam a ação de limpeza foram: Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Coramara, Agostinho Simonato, Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Marbrasa, Paraíso, São Lucas e, ainda, o distrito de Soturno.
“Fiquei muito feliz em poder contar com a ajuda de todos os envolvidos. Recolhemos muito lixo e entulho e esperamos que a população tenha captado a mensagem de que, não basta somente esperar a ação dos agentes de endemias, mas que cada um tem que fazer a sua parte”, comentou a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.
“A avaliação foi muito positiva, com a participação de todos secretários e suas equipes. Com o mutirão, a população percebe a importância de combater o mosquito transmissor da dengue. Agora, é dar as mãos e seguirmos com o trabalho “, completou o prefeito Victor Coelho.