Geral

Quedas de energia são comuns em períodos de chuva e podem causar prejuízos

As quedas de energia durante chuvas intensas é um problema comum que afeta muitas cidades pelo Brasil. O engenheiro mecânico Caio Cossú explica que elas estão associadas à presença de árvores próxima aos fios de alta tensão ou de distribuição de energia.

Neste caso, o maior problema não ocorre devido à chuva, mas sim aos fortes ventos que são capazes de derrubar as árvores sob a rede elétrica, rompendo os cabos e impedindo a transmissão de energia elétrica para as residências e estabelecimentos.

Outro fator relevante é a ocorrência de raios nas regiões próximas aos transformadores elétricos, causando a sobrecarrega do equipamento e danificando-o.

“Nessa situação, é comum ouvir estouros e, posteriormente, queda ou picos de energia. Os picos são acompanhados de sobrepotenciais elétricos, danificando equipamentos como geladeiras, televisões, computadores e micro-ondas”, acrescenta o engenheiro eletrônico e professor da Estácio, Marco Antônio Gomes Valentim.

Caio Cossú orienta que ao verificar a queda de uma árvore na rede elétrica, deve-se evitar cortá-las ou ficar próximo do local, pois há o risco de os cabos de energia estarem energizados e o contato físico pode causar a morte por eletrocussão.

Nessa situação, a distribuidora deve ser acionada para a poda das árvores, garantindo que o corte ocorra de maneira segura, sem riscos para a população.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

E para evitar a queima de aparelhos elétricos, o docente dos cursos de Engenharia da Estácio aconselha:

“Desligue os equipamentos elétricos da tomada ou desligue os disjuntores quando uma tempestade estiver ocorrendo; realize o aterramento da casa para proteger os equipamentos elétricos da sobrecarga durante os picos de energia”, destaca Cossú.

Concessionárias devem ressarcir eventuais prejuízos

A advogada Izabelle Patitucci comenta que os transtornos e prejuízos causados pelas quedas de energia são diversos, desde aparelhos queimados pela inconstância elétrica até alimentos e medicamentos estragados sem a refrigeração, e para as empresas, eventos e contratos cancelados.

A professora do curso de Direito da Estácio explica que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem que o cliente seja compensado, primeiro pelo abatimento na conta de luz pelos dias que ficou sem o serviço e também com a restituição dos valores em caso de prejuízos com eletrodomésticos, alimentos e outros.

“O consumidor que sofre esse tipo de dano deve procurar um advogado ou a defensoria pública de sua cidade com objetivo de pleitear na Justiça o ressarcimento dos valores respectivos aos prejuízos, caso a negociação direta com a empresa não tenha surtido efeito. Importante ressaltar que as provas serão essenciais para demonstração do prejuízo, portanto, esteja preparado para mostrar a realidade dos fatos. Procure seus direitos!”, instrui a professora.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

O crisântemo é a flor perfeita para dar cor ao outono

Quando o outono chega, trazendo temperaturas mais amenas e folhas caindo, muitos jardins começam a…

13 horas ago

IPVA 2025: pagamento começa nesta segunda; fique atento aos prazos e a golpes

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa nesta…

1 dia ago

‘Caminho do Imigrante’ abre as inscrições para a sua 19ª edição

Quem deseja rememorar os itinerários percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as…

1 dia ago

Comemorações do aniversário de Roberto Carlos começam na terça em Cachoeiro

A programação para as comemorações do aniversário do Rei Roberto Carlos 2025 está recheada de…

1 dia ago

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para uma grande conquista para os aprovados…

2 dias ago

Ferraço anuncia “Caminhos do Campo” para ligar São Vicente a Vargem Alta

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, anunciou nesta quinta-feira (3), junto ao prefeito…

2 dias ago

This website uses cookies.