dom 28/abril/2024 22:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Fotos: Júlio Huber

Mais de 20 mil crianças por ano são internadas com queimaduras, diz Ministério da Saúde

redacao
Redação Dia a Dia

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 20 mil crianças de até 14 anos são hospitalizadas vítimas de queimaduras no Brasil, que ocupam o segundo lugar na lista de acidentes domésticos mais comuns. Em primeiro lugar ficam  as quedas.

A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), 284 pessoas foram atendidas com queimaduras nos dois Centros de Tratamento de Queimados (CTQs).

Um deles, para adultos, está no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e o outro, para crianças, e o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, mas há atendimentos em outras unidades hospitalares no Estado.

Segundo informações da Sesa, em 2021 385 pessoas foram atendidos nestes Centros de Tratamento de Queimados. Em 2022, 31,69% das vítimas tinha entre zero e 19 anos, 30,63% tinham entre 20 e 39 anos, 27,81% entre 40 e 59 ano, e finalmente, 9,85% estavam na faixa etária de 60 anos ou mais.

No ano passado o percentual de queimados entre zero e 19 anos foi de 40,25%. De 20 a 39 anos, de 24,67%, de 40 a 59 anos de 24,67% e de 60 ou mais de 10,38%. As causas das queimaduras não foram divulgadas.

Segundo os especialistas, em função de terem a pele mais fina e menos capacidade de reconhecer e desviar do perigo, as crianças podem se queimar mesmo em temperaturas mais baixas.

O tratamento costuma ser doloroso e demorado, além de, muitas vezes, deixar sequelas físicas e psicológicas nos pequenos. Mas é possível reduzir o risco de acidentes com alguns cuidados simples.

 

 

SAIBA MAIS

– Em caso de queimadura, a recomendação número um é lavar o local com bastante água corrente e depois procurar atendimento médico especializado;

– A orientação médica é não utilizar nenhum produto no local, pois podem ocasionar dor e infecção;

– A cozinha é o lugar mais perigoso da casa. Por isso, mesmo as crianças maiores que gostam de ajudar no preparo de alguns pratos, como bolos e doces, não devem ficar desacompanhadas na cozinha. Colocar a mão na massa? Só longe do fogão;

– Use sempre as bocas do fundo do fogão, com os cabos das panelas voltados para trás. Assim, ficará mais difícil da criança alcançar e puxar as panelas;

–  Não permita que as crianças brinquem com caixas de fósforo;

– O álcool, mesmo na versão gel, e demais materiais inflamáveis devem ser guardados longe da cozinha e em local alto, de difícil acesso para as crianças;

–  Mantenha a torneira do gás fechada quando o fogão não estiver sendo utilizado;

– Não utilize toalhas compridas ou jogos americanos, que podem ser puxados e, assim, derrubar líquidos e comidas quentes;

– Não use o ferro de passar roupa ou o secador de cabelo perto das crianças;

–  Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Evite brinquedos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, para crianças com menos de oito anos.

– O Vitória Apart Hospital é referência no tratamento de queimados e o seu Centro de Tratamento de Queimados do foi o primeiro do Espírito Santo a oferecer a oxigenoterapia hiperbárica, uma técnica que auxilia no processo de cicatrização e reduz o tempo de internação dos pacientes.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais