As pessoas que precisarem fazer o reconhecimento de firma não precisam mais necessariamente comparecer de forma presencial aos cartórios. O serviço agora pode ser feito pela internet.
A novidade vale para a maioria dos cartórios do país, na plataforma on-line e-Notariado (www.enotaassina.com.br), desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), o que dispensa o enfrentamento de filas para autenticar documentos
Pelo site, é possível assinar documentos eletronicamente, ter a firma reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento virtualmente para os destinatários.
A autenticação é feita à distância, mas o procedimento precisa ser feito por meio de uma videochamada com o tabelião.
Para utilizar a função, o consumidor precisa ter firma aberta no cartório escolhido e uma assinatura digital emitida pelo mesmo tabelionato, sem custo.
No modo virtual de autenticação, os envolvidos assinam o documento original, enviando-o posteriormente ao cartório pelo correio. Ele também pode ser entregue de forma presencial na sede do cartório.
O aplicativo e-Notariado está disponível na loja de aplicativos do smartphone, onde fica armazenado o certificado digital. No site da plataforma também é possível validar a documentação e verificar se ela foi, de fato, certificada digitalmente.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
– O preço do reconhecimento de firma pela internet tem o mesmo preço do serviço presencial, que muda conforme o estado;
– Segundo o Colégio Notarial do Brasil, a emissão do certificado digital é gratuita, mas o consumidor precisa arcar com os custos de envio e recebimento do documento, se desejar esta modalidade;
– Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica o usuário precisa ter um certificado digital notarizado,
Fonte: Agência Brasil