O sistema de reconhecimento facial do Governo do Espírito Santo já ajudou na prisão de mais de 200 pessoas com mandados de prisão em aberto.
A marca foi alcançada nesta quinta-feira (3), quando o governador Renato Casagrande anunciou a 200ª prisão feita com ajuda da tecnologia.
Logo depois, o sistema identificou mais um suspeito em Vila Velha, elevando o número para 201 prisões. O homem, de 34 anos, era procurado por furto.
A tecnologia compara as imagens de câmeras com fotos de pessoas procuradas pela Justiça.
Quando há uma correspondência, o sistema envia um alerta para o Ciodes, que aciona a Polícia Militar para fazer a abordagem.
Implantado como projeto piloto em setembro de 2024, o sistema passou a ser usado também nos dez terminais do Transcol, em 500 ônibus e em prédios públicos desde junho de 2025.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o objetivo é impedir que criminosos circulem livremente pelas ruas.
Entre os presos, estão pessoas procuradas por tráfico, roubo e até homicídio. Catorze dos detidos tinham mandados emitidos por outros estados.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅