qui 19/junho/2025 13:09
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Regra do STF sobre sobras eleitorais não altera resultado no ES, afirma advogado

Segundo o advogado eleitoral Marcelo Nunes, a recontagem de votos de 2022 não altera os resultados no ES, pois todos os eleitos cumpriram os critérios legais.
Urna eletrônica usada em eleição. Foto: José Cruz/ABR

Mesmo com a recontagem dos votos proporcionais das eleições de 2022, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado no Espírito Santo continuará inalterado. A afirmação é do advogado especialista em Direito Eleitoral Marcelo Nunes, que atua há mais de 20 anos em campanhas políticas no país.

Segundo ele, os candidatos eleitos no Estado já atendiam, à época, aos critérios exigidos pela nova interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a distribuição das chamadas “sobras eleitorais”.

“Mesmo com a recontagem, não haverá mudanças. Apenas o Distrito Federal e três estados do Norte podem ter alterações, pois enfrentaram dificuldades para atingir os percentuais mínimos exigidos”, explicou Nunes.

De acordo com a nova regra, os candidatos precisam obter pelo menos 20% do quociente eleitoral e estar em partidos que tenham atingido 80% desse mesmo índice para concorrer às vagas que restam após a primeira e a segunda fases da distribuição proporcional.

“No Espírito Santo, os dez deputados federais eleitos em 2022 superaram os 20% do quociente — cerca de 42 mil votos — e estavam em partidos que também cumpriram o requisito dos 80%. Se houvesse uma mudança, a vaga ficaria com Soraya Manato, mas isso não acontecerá”, detalhou.

Para deputado estadual, a situação é ainda mais confortável. “Mais de 30 candidatos ultrapassaram os 20% exigidos e estavam em partidos com quociente partidário suficiente. Só um caso pontual, do PTB, não atingiu os 20%, mas conquistou a vaga por preencher um quociente inteiro. Ou seja, as regras já foram atendidas”, completou.

A recontagem foi determinada após decisão da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) já recebeu o ofício e analisa o procedimento.

Como funciona a distribuição das vagas proporcionais:

1. Quociente eleitoral:
Vagas são atribuídas aos partidos que atingem o número mínimo de votos. Os mais votados nesses partidos ficam com as cadeiras.

2. Primeira fase de sobras:
As vagas não preenchidas vão para partidos com, no mínimo, 80% do quociente. Os candidatos precisam ter tido pelo menos 20% desse índice.

3. Segunda fase de sobras (“sobras das sobras”):
Se ainda houver vagas, elas são distribuídas sem exigência de votação mínima. É essa fase que foi alterada pelo STF, sem impacto no Espírito Santo.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gripe-mulher-idosa

Secretaria de Saúde divulga número de mortos por doenças respiratórias no ES

teatro-espetaculo-debaixo-da-ponte

Casa Carmô traz espetáculo “Debaixo da Ponte” nesta sexta (20)

carteira-digital-prefeitura-cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro oferece carteira digital para servidores

atletas-junes-sebastinine-vitoria-jogos-universitarios

Atletas de Mimoso e Marataízes conquistam título inédito no basquete

centro-de-saude-paulo-pereira-gomes

Serviços essenciais vão funcionar no feriado de Corpus Christi em Cachoeiro

semus-secretaria-de-saude-cachoeiro

Semus fecha mais cedo nesta quarta (18) para dedetização do prédio

sitesci-desconto-sindical2-

Saúde: trabalhadores denunciam e sindicato se defende de acusações

tatuagem-caes-gatos

Agora é lei nacional: fazer tatuagem ou colocar piercing em cães e gatos é crime

Leia mais