qua 1/maio/2024 18:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Ellen Campanharo (Ales)

Recuperação de nascentes em Atílio Vivácqua é destaque na Assembleia

Camila Soares

Um trabalho de formiguinha para devolver a natureza, tudo o que já era dela. Este é o movimento realizado pelos produtores rurais de Atílio Vivácqua, região Sul do Espírito Santo, por meio do projeto Águas de Nossa Comunidade.

O objetivo é ajudar o meio ambiente com a recuperação de nascentes. A ideia surgiu depois de um longo período de estiagem. A seca que atingiu o Espírito Santo de 2014 a 2017 deixou o solo da região muito seco, e produtores em dificuldades.

Sem água, a agricultura sofreu e a economia do município também foi afetada.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon, o trabalho tem dado excelentes resultados, porque promove a união de toda a comunidade e envolve desde técnicas de manejo de nascentes, quanto fornecimento de estrutura para que a população faça a correta manutenção desses locais.

“A expectativa é que haja uma conscientização efetiva de toda a comunidade quanto à necessidade da preservação e recuperação dos mananciais, assegurando a disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável e para gerações presentes e futuras”, disse.

O projeto foi apresentado na reunião da Comissão de Agricultura, no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Para o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), que presidiu o debate, a região Sul carece de mecanismos que promovam a capacitação do homem do campo para o resgate e a conservação de seus mananciais.

“São iniciativas como estas que levam ao produtor do Sul capixaba os meios necessários para garantir o abastecimento de água da população, aumentando, com isso a produção rural e a qualidade de vida das pessoas”, disse Quintino.

Primeiros passos

No ano de 2016, foram dados os primeiros passos para a recuperação das nascentes, mas foi em 2018 que o projeto ganhou força, por meio de uma parceria entre o Instituto Pacto Pelas Águas Capixabas, o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo, Comitê Bacia do Rio Itapemirim e diversas instituições.

Segundo a presidente do Instituto Pacto Pelas Águas, Maria Helena Vargas, a entidade busca promover parcerias com instituições públicas e privadas para implantar ações em áreas de preservação permanente, nascentes, restauração de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma, garantindo segurança hídrica para o abastecimento humano.

“O norte desse trabalho é a conscientização e a capacitação de produtores e moradores das áreas rurais quanto à importância da conservação e recuperação de mananciais, promovendo o aumento da produção de água potável e do desenvolvimento local”, disse.

Luís Gil é um dos produtores da região que abraçou o projeto. Na época da estiagem, ele viu a única nascente de sua propriedade praticamente sumir. Hoje depois de trabalhar para recuperá-la, ele aprendeu a conciliar a sua produção com a sustentabilidade.

“Eu acho que o meio ambiente faz o seu papel, a gente colaborando um pouco, a gente ajuda a recuperar o meio ambiente”, orienta Luís, que hoje produz em sua propriedade, toda a água potável que consome.

Atualmente, o projeto atende municípios da região Sul do Estado com a finalidade de promover parcerias com o poder público e privado, a fim de viabilizar assistência técnica, material e serviços ambientais ao produtor.

Participaram da reunião de apresentação do Projeto Águas de Nossa Comunidade, a presidente do Colegiado, deputada Janete de Sá (PMN), e os parlamentares Adilson Espindola (PTB), Marcos Garcia (PV), Torino Marques (PSL), Raquel Lessa (Pros), além do prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais