qui 28/março/2024 15:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Ellen Campanharo (Ales)

Recuperação de nascentes em Atílio Vivácqua é destaque na Assembleia

Camila Soares

Um trabalho de formiguinha para devolver a natureza, tudo o que já era dela. Este é o movimento realizado pelos produtores rurais de Atílio Vivácqua, região Sul do Espírito Santo, por meio do projeto Águas de Nossa Comunidade.

O objetivo é ajudar o meio ambiente com a recuperação de nascentes. A ideia surgiu depois de um longo período de estiagem. A seca que atingiu o Espírito Santo de 2014 a 2017 deixou o solo da região muito seco, e produtores em dificuldades.

Sem água, a agricultura sofreu e a economia do município também foi afetada.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon, o trabalho tem dado excelentes resultados, porque promove a união de toda a comunidade e envolve desde técnicas de manejo de nascentes, quanto fornecimento de estrutura para que a população faça a correta manutenção desses locais.

“A expectativa é que haja uma conscientização efetiva de toda a comunidade quanto à necessidade da preservação e recuperação dos mananciais, assegurando a disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável e para gerações presentes e futuras”, disse.

O projeto foi apresentado na reunião da Comissão de Agricultura, no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Para o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), que presidiu o debate, a região Sul carece de mecanismos que promovam a capacitação do homem do campo para o resgate e a conservação de seus mananciais.

“São iniciativas como estas que levam ao produtor do Sul capixaba os meios necessários para garantir o abastecimento de água da população, aumentando, com isso a produção rural e a qualidade de vida das pessoas”, disse Quintino.

Primeiros passos

No ano de 2016, foram dados os primeiros passos para a recuperação das nascentes, mas foi em 2018 que o projeto ganhou força, por meio de uma parceria entre o Instituto Pacto Pelas Águas Capixabas, o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo, Comitê Bacia do Rio Itapemirim e diversas instituições.

Segundo a presidente do Instituto Pacto Pelas Águas, Maria Helena Vargas, a entidade busca promover parcerias com instituições públicas e privadas para implantar ações em áreas de preservação permanente, nascentes, restauração de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma, garantindo segurança hídrica para o abastecimento humano.

“O norte desse trabalho é a conscientização e a capacitação de produtores e moradores das áreas rurais quanto à importância da conservação e recuperação de mananciais, promovendo o aumento da produção de água potável e do desenvolvimento local”, disse.

Luís Gil é um dos produtores da região que abraçou o projeto. Na época da estiagem, ele viu a única nascente de sua propriedade praticamente sumir. Hoje depois de trabalhar para recuperá-la, ele aprendeu a conciliar a sua produção com a sustentabilidade.

“Eu acho que o meio ambiente faz o seu papel, a gente colaborando um pouco, a gente ajuda a recuperar o meio ambiente”, orienta Luís, que hoje produz em sua propriedade, toda a água potável que consome.

Atualmente, o projeto atende municípios da região Sul do Estado com a finalidade de promover parcerias com o poder público e privado, a fim de viabilizar assistência técnica, material e serviços ambientais ao produtor.

Participaram da reunião de apresentação do Projeto Águas de Nossa Comunidade, a presidente do Colegiado, deputada Janete de Sá (PMN), e os parlamentares Adilson Espindola (PTB), Marcos Garcia (PV), Torino Marques (PSL), Raquel Lessa (Pros), além do prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes.

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Leia mais