O Espírito Santo se tornou o primeiro estado do Brasil a ter todos os seus órgãos e entidades com planos de integridade publicados.
Ao todo, são 50 instituições públicas estaduais com suas metas e ações definidas para fortalecer a ética, evitar casos de corrupção e garantir mais transparência no serviço público. A iniciativa beneficia diretamente cerca de 58 mil servidores.
Esse avanço representa mais do que regras no papel: é um passo importante para transformar a cultura no setor público. Os planos ajudam a reduzir riscos, evitar conflitos internos, aumentar a confiança da sociedade nas instituições e até facilitar parcerias e novos investimentos.
Esse resultado só foi possível porque servidores e equipes técnicas trabalharam juntos para criar planos que respeitam a realidade de cada órgão e que realmente podem ser colocados em prática no dia a dia, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.
O secretário ressalta que com isso o Espírito Santo reforça, seu papel de referência nacional quando o assunto é integridade no serviço público.
Edmar Camata lembra que dois órgãos recém-criados ainda não publicaram seus planos porque estão estruturando suas equipes. Mesmo assim, o Estado atingiu 100% de adesão entre os órgãos que já têm condições para isso.
✅ Por que isso importa?
- Mais transparência nas ações do Estado;
- Menos espaço para corrupção e falhas;
- Instituições mais fortes e confiáveis;
- Um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅