qua 24/abril/2024 12:01
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Refugiados em suas terras

Kamilla Oliveira Debona
Kamilla Oliveira Debona

O filme Rede de Ódio discorre a respeito das interseções que elencam as relações interpessoais de todos os personagens, deixando explícito que o que definimos como justo, ou inviável está conectado não só aos nossos valores, mas também às experiências que nos moldam, e como respondemos às situações apresentadas.

Assim, exibimos nossas vidas e deixamos rastros pela galeria da internet, que são passíveis de elogios ou críticas, sendo interpretados por diferentes olhares e contextos, que nos transformam em números adicionados ao logaritmo analisado.

Passamos a ser sintetizados por caracteres, grupos, camadas estabelecidas por uma parcela que detém o anonimato, o poder, ou o desejo em suas mãos. Desse modo, a história e os fatos podem ser facilmente distorcidos para atender ao desejo de alcançar o objetivo seja ele qual for, independentemente da veracidade dos fatos; criando-se, as ramificações do controle das informações almejadas baseadas no poder aquisitivo de compra.

O ambiente acolhedor pode assumir sua faceta hostil para defender o que desejam, tornando o meio segregado e bem determinado por mais que acreditamos ter controle; zonas e pessoas são taxadas como radioativas, rejeitadas por não serem ambicionadas. Cria-se a guerra entre – a realidade e a ficção, sucumbindo as vidas que passam a ser refugiadas do sistema, do meio, da sociedade que repele suas próprias crias.

O que é ser refugiado? Não seríamos todos nós um pouco, mesmo que o país em que habitamos seja o nosso de origem? É possível ser, até mesmo, um forasteiro em terras conhecidas, já que não nos integram.

Quem são os articuladores dos movimentos premeditados? O caos gera “energia/combustão”; mas o que representa? Como é visto e utilizado? Todo resultado causado origina-se de uma força direcionada a um ponto específico para um certo fim, podendo ser construtivo ou depreciativo.

O anonimato revela quem realmente somos, ou pode ser que traga o momento e a oportunidade para emitirmos a frequência que possuímos ou recebemos a determinados assuntos.

O meio, o movimento, as experiências, as pessoas que passam por nossas redes de relacionamento podem contribuir com o que plantamos e colhemos, desde proporcionar bons momentos à perdição.

Nem sempre em nosso jardim nascem e florescem apenas o que plantamos, há joios que são lançados e tomam conta do terreno sem ao menos percebermos o quão influenciados e perdidos nos tornamos em busca do reconhecimento e da aceitação que nós mesmo exigimos merecer ou acreditamos ser o mínimo para emergir o sentimento de pertencimento.

O poder do anonimato, da escolha do personagem para cada cenário, a jogada escolhida, tornam-se mais lógicos para conquistar o terreno, ou a missão cobiçada.

Assim, passamos a substituir a realidade pela simulação, ignorando ou não mais reconhecendo o genuíno personagem de nossas vidas, passando a assumir roteiros para a premiação constante do que se deve em troca dos anseios mais íntimos que se esvaem, e se perdem em meio ao elenco que desenvolvemos com o percorrer do tempo.

Quanto a conquista de espaço para desempenhar bem o papel de lógico e calculista, ou melhor de se aproximar de um desconhecido e torná-lo próximo, podemos nos afastar de nós mesmo, dirimindo e dominando terrenos alheios com o poder de persuasão e convicção, mas aos poucos nos desvencilharmos de nossas próprias terras e identidade em diversos níveis.

A partir de que momento o anonimato ou os filtros nos transformam em uma incógnita para nós mesmos?

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Leia mais