O governador Renato Casagrande cumpriu agenda no Sul do Estado nesta quinta-feira (8). Pela manhã, ele assinou a ordem de serviço para reforma de ampliação da EEEFM Maria Angélica Marangoni Santana, localizada no bairro Zumbi, visitou as instalações da fábrica da Suzano, e também a empresa Porto Alegre, em Rio Novo do Sul.
Durante a tarde, o último compromisso do governador na região foi uma visita às obras de ampliação de 60 leitos adultos no hospital do Aquidaban, o Hospital Infantil Francisco de Assis. “É mais uma unidade para atender bem as pessoas do Sul do Estado. O nome daquele prédio já dizia tudo: elefante branco. Um prédio que não tinha utilidade para nada. Há décadas, que ele estava parado, sem destino. Aquele elefante branco não vai perder o nome nunca, mas agora é uma utilidade nobre”, explica o governador.
Casagrande ressaltou também os investimentos feitos na saúde do Sul do Estado. “Fizemos no hospital Aquidaban, na Santa Casa, no Hospital Evangélico, no Hospital Infantil, em Cachoeiro; na Santa Casa de Guaçuí; no Hospital Padre Máximo, em Venda Nova; no hospital de Jerônimo Monteiro; em Calçado; e no Evangélico de Itapemirim. Com isso, estruturamos melhor o serviço de saúde no Sul do Espírito Santo”, explica.
O superintendente do Hospital Materno Infantil, Jailton Alves Pedroso, conta que o hospital do Aquidaban é a unidade referência no Sul do Estado para atender os casos de Covid-19. “Vamos terminar uma primeira etapa para adequação da estrutura do Covid. As obras de continuidade para a vinda no hospital de pediatria, ainda temos que aguardar uma manifestação da Secretaria de Estado da Saúde para que possamos finalizar essas etapas”, disse.
Visitas
Durante a passagem pela região, o governador aproveitou para visita as instalações da fábrica da Suzano, em Cachoeiro, e a instalações do Laticínio Porto Alegre, em Rio Novo do Sul.
“A obra da Suzano é importantíssima, pois mostra a nossa preocupação em atrair investimentos para a região Sul. As pessoas sempre reclamam que o Sul atrai poucos investimentos, e estamos investindo recursos públicos e atraindo investimento para a região. A Suzano gera agora 300 empregos e depois vai gerar mais 200 empregos, dando atividade econômica à região. É uma obra importante. Não temos fábrica de papel moderna aqui no Espírito Santo, e isso agregará valor”, garante.
“Também temos o Laticínios Porto Alegre, em Rio Novo. São dois investimentos que atraímos para o Sul do Estado. Esse vai gerar 100 empregos diretos, além de oferecer uma valorização do trabalho dos agricultores dessa região. São investimentos que temos feito para ajudar o Sul a se desenvolver”, completa Casagrande.