qui 25/abril/2024 10:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ressaca: O que os sintomas representam

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

Gosto ruim na boca, dor de cabeça, náusea, indisposição, sonolência. Esses são os sintomas comuns da ressaca. Uma resposta do organismo que pode alertar para uma possível dependência, como explica o psiquiatra especialista em dependência química, Leonardo Moreira.

“A ressaca é uma resposta de um organismo que foi maltratado por uma agressão externa de uma substância que, no caso, é o álcool. Essa agressão a gente identifica a partir de níveis pequenos de consumo de álcool. Que na verdade, a ressaca é a síndrome de abstinência do álcool na sua forma leve”, explicou o especialista.

Ele lembra ainda que tanto a cerveja como qualquer outro tipo de bebida alcoólica pode ocasionar a ressaca. “Independente inclusive se mistura ou não. O que ocasiona a ressaca é uma dose maior do que o organismo é capaz de metabolizar”, alertou.

A taxa de metabolismo do álcool varia de organismo para organismo. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde o consumo é classificado como perigoso ou exagerado a partir de quatro doses ou mais em um período de duas horas.

Acontece que mesmo observando os níveis, a ressaca pode aparecer. E no afã de evitar a ressaca muitos recorrem a artimanhas e até mesmo a automedicação. Mas o especialista Leonardo Moreira explica que o resultado é ilusório.

“Na verdade, você pode mascarar os sintomas da agressão: a dor de cabeça, a náusea, ou a desidratação – a pessoa usa um isotônico – mas a agressão existiu. Você está tratando um machucado, mas está machucado”.

 

Riscos

O especialista alerta para os riscos que o álcool traz à saúde – independentemente da quantidade consumida.

Ele explica que inclusive o beber moderado já tem um risco – tanto de câncer – de alguns tipos de câncer – quanto de lesão no sistema nervoso central.

“Essa é a questão: é uma roleta russa e a gente não sabe qual é vulnerabilidade, a predisposição que eu tenho pra desenvolver ou um câncer de boca, ou de laringe, ou do estômago ou no intestino ou outro tipo de câncer”, comentou, ressaltando a seguir: “ou desenvolver uma lesão no meu cérebro, ou uma lesão no meu coração e desenvolver uma miocardiopatia alcoólica. Não dá para saber. E aí que vem o risco”.

Major_CavattiB_23_09_2023

Novas viaturas chegam às cidades do sul atingidas pela enchente para suprir prejuízo de R$ 1,6 milhão

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Leia mais