dom 5/maio/2024 16:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Retrospectiva 2022. Os acontecimentos de 12 meses em 12 dias: Setembro

jrnunews-avatar
Coluna JRMUNEWS

📰 RETROSPECTIVA JRMUNEWS 2022 🗞

🗓 12 MESES EM 12 DIAS
Fontes: EBC / Wikipédia

♥ Faça um pix de fim de ano e ajude a incentivar o projeto jrmunews em 2023.
💲 Apoie com qualquer valor na chave celular 13982205403

9º dia – SETEMBRO
🔹 Morte da Rainha
Setembro foi marcado pelo fim de uma era: o reinado da Rainha Elisabeth II. A monarca mais longeva à frente do trono britânico faleceu, no dia 8, aos 96 anos. Sua morte pôs fim a um reinado de 70 anos. No dia 19 ocorre o funeral de Estado da Rainha Elizabeth II, que é acompanhado por 4,1 bilhões de pessoas em todo o mundo, tornando esse o evento televisivo mais assistido de todos os tempos. Após a cerimônia, ela é sepultada na Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, Inglaterra, Reino Unido.

🔹 Guerra na Ucrânia
Em mais uma escalada de tensão na guerra entre Ucrânia e Rússia, Moscou anuncia a realização de consultas populares ou referendos em regiões separatistas da Ucrânia. No dia 23, as consultas sobre a integração à Rússia começaram nas regiões ucranianas de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhia, a despeito de críticas da comunidade internacional. No dia 30, o Presidente russo Vladimir Putin anunciou formalmente a anexação. Em resposta, os Estados Unidos impuseram, no mesmo dia, sanções abrangentes visando centenas de pessoas e empresas, incluindo aquelas do complexo militar industrial da Rússia e membros do Legislativo.

🔹 ONU
Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a ser inteiramente presencial. A Assembleia Geral foi aberta no dia 12, quando assumiu o novo presidente do órgão, o húngaro Csaba Kőrösi, em substituição a Abdulla Shahid, das Maldivas. O foco do evento foi a discussão sobre educação, desenvolvimento sustentável e respeito às minorias.

🔹 Eleições
No cenário nacional, os candidatos à Presidência da República fizeram campanha eleitoral por todo o país. No primeiro dia do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o registro de candidatura de Roberto Jefferson, presidente do PTB, à Presidência. Quem concorreu em seu lugar foi o vice da chapa, Padre Kelmon, que teve o registro deferido. Na mesma data, o TSE anunciou a criação de um núcleo de inteligência para combater a violência política nas eleições de outubro.

🔹 Museus
No dia 2, quatro anos após o incêndio que destruiu grande parte do acervo e do edifício do Museu Nacional, a fachada principal da sede foi inteiramente restaurada e apresentada. O público pôde, pela primeira vez desde a tragédia, se aproximar do edifício. O cronograma de obras segue até 2027, quando a reforma deverá ser concluída e o museu completamente reaberto. Após nove anos fechado e celebrando o bicentenário da Independência do Brasil, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo, reabriu ao público no dia 8. Além de restaurado, modernizado e acessível, ele aposta também na pluralidade e em uma discussão crítica sobre as obras.

🔹 Bicentenário da Independência
O desfile em comemoração ao Bicentenário reuniu multidão na Esplanada. Sob os olhares e aplausos de milhares de pessoas, tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar desfilaram na manhã após um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19. O Presidente Jair Bolsonaro foi questionado pelo uso do evento na sua campanha eleitoral à reeleição. No dia 13, o TSE decidiu manter a decisão individual do Ministro Benedito Gonçalves que vetou o uso de imagens das celebrações do 7 de setembro na propaganda eleitoral do candidato do PL. Também no dia 7, o Grito dos Excluídos promoveu a sua 28ª edição, sob o lema “Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?”, com manifestações em 51 cidades de 25 Estados. Organizado por movimentos populares e urbanos, centrais sindicais e pastorais da Igreja Católica, o evento teve como reivindicações trabalho, moradia, terra, comida e democracia.

🔹 STF
No dia 12, a Ministra Rosa Weber tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-se a terceira mulher a ocupar o cargo na história da Corte. Ela sucedeu o Ministro Luiz Fux, que completou mandato de dois anos. No discurso de posse, Rosa Weber defendeu o Estado Democrático de Direito e o cumprimento da Constituição.

🔹 Cultura
Nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro ocorreu o festival Rock in Rio. A programação incluiu estrelas internacionais como Justin Bieber, Guns N’ Roses, Coldplay e Dua Lipa, além de grandes nomes nacionais como Gilberto Gil, Ludmilla, Iza, Ivete Sangalo e Racionais. O festival injetou mais de R$ 2,2 bilhões na economia do Rio de Janeiro. O número de turistas atraídos pelo evento ultrapassou 500 mil pessoas.

🔹 Luto no cinema
No dia 13, a morte do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, aos 91 anos, teve destaque no noticiário internacional. Pioneiro do movimento Nouvelle Vague, ele foi um dos principais nomes do cinema desde a estreia em longas-metragens com O Acossado, em 1960. Godard foi autor de obras influentes sobre várias gerações de realizadores como O Desprezo (1963), com Brigitte Bardot, Bando à Parte (1964), Pedro, o Louco (1965) ou os mais recentes Filme Socialismo (2010) e Adeus à Linguagem (2014).

☑️ E ainda…

📌 1 de setembro:
🔹 A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofre uma tentativa de assassinato a céu aberto em Buenos Aires. O atirador, nascido no Brasil e naturalizado argentino, foi preso.
📌 4 de setembro:
🔹 Ocorre um tiroteio na cidade de Charleston, no Estado Carolina do Sul, nos EUA, deixando cinco feridos.
🔹 Em Saskatoon, no Canadá, atentados com facas causam pelo menos dez mortos e 15 feridos.
📌 5 de setembro:
🔹 Liz Truss é escolhida como a Primeira-ministra do Reino Unido após a renúncia de Boris Johnson.
🔹 Sismo de magnitude 6.8 em Sichuan, na China, causa pelo menos 74 mortos e 259 feridos.
📌 6 de setembro:
🔹 Início da Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA de 2022–23.
🔹 Incêndio em karaokê na província de Binh Duong, Vietnã, deixa 23 mortos e 11 feridos.
📌 7 de setembro:
🔹 Mais um tiroteio com mortes ocorre nos Estados Unidos, em Memphis, no Estado do Tennessee, causando quatro mortes e três feridos.
📌 8 de setembro:
🔹 Naufrágio de uma lancha que transportava 82 pessoas em Belém-PA causa pelos menos 22 mortos.
📌 10 de setembro:
🔹 Carlos III é proclamado o Rei do Reino Unido no Palácio de St. James, em Londres; pela primeira vez a cerimônia foi transmitida na televisão.
🔹 O piloto Felipe Drugovich conquista o título da Fórmula 2 e se tornou o primeiro piloto brasileiro a ser campeão na categoria de acesso à Fórmula 1.
🔹 Sismo de magnitude 7.7 atinge o sul da Indonésia e a Papua-Nova Guiné. Morreram pelo menos quatro pessoas e foram emitidos alertas de tsunâmi.
📌 26 de agosto a 11 de setembro:
🔹 Ocorre o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino de 2022. A Itália vence a Polônia por 3 sets a 1, se tornando tetracampeã.
📌 12 de setembro:
🔹 Iniciam-se confrontos durante a crise fronteiriça entre Armênia e Azerbaijão, em que mais de 210 soldados de ambos os lados morrem em combates.
📌 14 de setembro:
🔹 Primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, renuncia ao cargo após as apurações eleitorais legislativas mostrarem vitória da direita e extrema-direita pela primeira vez.
📌 15 de setembro:
🔹 São descobertos 445 corpos em Izium, leste da Ucrânia, revelando crimes de guerra da Rússia.
📌 16 de setembro:
🔹 Manifestações eclodem no Irã após a morte de Mahsa Amini, jovem presa em Teerã por não usar o hijabe adequadamente. Protestos deixam 17 mortos.
📌 18 de setembro:
🔹 Sismo de magnitude 6.9 atinge a Ilha Formosa (Taiwan). Pelo menos quatro pessoas foram soterradas e foram emitidos alertas de tsunâmi.
📌 19 de setembro:
🔹 Sismo de magnitude 7.6 atinge o México, causando a morte de uma pessoa e possibilidade de tsunami.
📌 22 de setembro:
🔹 O Grupo City compra o Clube Bahia Por 650 milhões de reais.
📌 14 a 25 de setembro:
🔹 Forma-se o Furacão Fiona, que causa prejuízos e mata 21 pessoas na América Central e Canadá.
📌 26 de setembro:
🔹 Tiroteio em Izhevsk, na Rússia, causa pelo menos 17 mortos e 24 feridos. O autor suicidou-se.
🔹 Ocorre um ataque a uma escola em Barreiras, no Estado da Bahia, ocasionando a morte de uma pessoa com deficiência.
🔹 Sonda espacial da NASA colide intencionalmente contra o asteroide Dimorphos, a fim de mudar sua trajetória.
📌 30 de setembro:
🔹 Atentado terrorista causa pelo menos 35 mortos e 82 feridos em Cabul, Afeganistão. Foi um ataque suicida em um centro educacional.
🔹 Ocorre um Golpe de Estado em Burquina Fasso, removendo o Presidente interino Paul-Henri Sandaogo Damiba, que também chegou ao poder através de um Golpe de Estado, em janeiro de 2022.

☑ Amanhã você receberá a RETROSPECTIVA de OUTUBRO.

♥ Faça um pix de fim de ano e ajude a incentivar o projeto jrmunews em 2023.
💲 Apoie com qualquer valor na chave celular 13982205403

♥ By JRMUNEWS 🐞
📌 Pariquera-Açu-SP
📝 Fazendo diferente e a diferença ✨

🤓 LEIA E COMPARTILHE 📤

Siga nossas redes sociais.
🟪 Instagram: @jrmunews
🟦 Facebook: jrmunews
🟥 Telegram: https://t.me/jrmunews
🟩 WhatsApp: (13) 98220-5403

baloes-mimoso-04-05-2024

Crianças soltam balões em homenagem às vítimas da enchente em Mimoso

bandidos-live-bom-jesus-04-05-2024

Dupla é presa pela polícia após realizar live ostentando arma e drogas

assalto-a-mão-armada-motocilcistas

Motoqueiro atira, mata um homem e deixa outro ferido em Mimoso do Sul

bombeiros-resgate-rio-grande-do-sul-03-05-2024

Bombeiros capixabas partem para o Rio Grande do Sul auxiliar no resgate às vítimas das chuvas

droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

Leia mais