O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou nesta sexta-feira (9), durante o 11º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em Pedra Azul, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) voltada para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública.
A reunião contou com a presença de governadores, secretários estaduais e comandantes das forças de segurança das regiões Sul e Sudeste.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anfitrião do evento, avaliou a proposta como um avanço importante para a segurança pública no país.
“O ministro apresentou a PEC que fortalece o Sistema Único de Segurança Pública, com o Governo Federal desempenhando um papel de coordenação. A proposta estabelece diretrizes e padronizações que visam criar um grande banco de dados, além de fortalecer as atuações da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal”, explicou Casagrande.
Casagrande também tranquilizou as forças de segurança estaduais e municipais, afirmando que a PEC não interferirá na atuação das polícias locais.
“A proposta não traz mudanças ou interferências nas Polícias Civil, Militar, Penal e Científica, nem nas guardas municipais. Os estados continuarão atuando como integrantes de um sistema que visa enfrentar de maneira mais eficaz os grupos criminosos, tanto locais quanto transnacionais”, destacou.
O governador capixaba concluiu ressaltando a importância da integração entre os entes federados, objetivo central do Cosud, e o papel protagonista que o Governo Federal deve assumir no combate à criminalidade.
“É essencial que o Governo Federal exerça um papel efetivo para enfrentarmos a criminalidade de forma integrada e coordenada”, afirmou Casagrande.
Uma resposta
Vindo de quem propõe, já desconfio.
Quando foi que esse grupo político que assumiu o país quer enfrentar a criminalidade ?