O cantor e compositor capixaba Roberto Carlos telefonou para o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e falou do seu desejo de fazer o voo inaugural do aeroporto de Cachoeiro que passará em breve por reforma e ampliação.
A sugestão de Roberto Carlos se deu em meio ao questionamento que o cantor fez ao prefeito sobre as melhorias no aeroporto. O cantor afirmou que a obra facilitará sua vinda a cidade Natal porque não terá que passar pelo transtorno de pegar estrada de Vitória para Cachoeiro.
“Roberto me ligou a respeito do nosso grande artista Fabinano Juffu, eu mandei um material do Fabiano para ele e Roberto gostou muito do artista, mas por questões contratuais, de patrocínio, fica difícil os dois se juntarem em um palco. Roberto questionou sobre as melhorias no aeroporto e disse que a obra facilitará a vinda dele com mais frequência a sua cidade Natal por não ter que passar pelo transtorno de pegar estrada de Vitória para Cachoeiro. Ele sugeriu fazer o voo inaugural do aeroporto. Ele já me declarou isso, então quem sabe a gente tenha essa oportunidade de ter o Roberto fazendo um voo na nossa cidade para inaugurar o aeroporto?” disse o prefeito Victor Coelho.
O prefeito informou que o edital de licitação para as obras no aeroporto deve ser lançado ainda em outubro.
“A gente sabe que o Governo do Estado já tem o projeto pronto para execução das obras no aeroporto. A alavanca econômica do Sul do Estado passa pelo aeroporto de Cachoeiro e tenho certeza que isso vai dar muito certo. A conversa que eu tive com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura Fábio Damaceno é que até o final desse mês de outubro, mais tardar início de novembro, ele já lança o edital de licitação do aeroporto, e como a gente teve a conversa com o Governo Federal vamos conversar também com o governador e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sobre a possibilidade de participação financeira do Governo Federal nessa empreitada.”
Segundo o prefeito, os voos comerciais devem acontecer somente a partir de 2025. “É um processo lento, moroso, mas tenho certeza de que quando iniciar vai gerar uma alavanca econômica muito forte para o nosso Estado. Mas o governo do Estado já está empenhado em fazer toda obra e depois do lançamento do edital tem o prazo de licitação e o processo de início de obra com volume de R$ 100 milhões.”
A reforma e ampliação vai possibilitar a operação de voos comerciais de passageiros, além dos voos particulares que já acontecem diariamente, conforme anunciado em outra oportunidade pelo Governo do Estado.
Dentre os pontos já definidos, o projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros e a ampliação da pista de pouso e decolagem, o que já permitiria receber aeronaves bimotoras de médio porte.