O promotor de Justiça da Vara da Saúde, Cleto Vinicius Vieira Pedrollo, participará de uma roda de conversa nesta quarta-feira (1) na Câmara Municipal de Cachoeiro para orientar pessoas com doenças raras, seus pais e demais cuidadores sobre os direitos e benefícios previstos na legislação com fins a uma melhor qualidade de vida.
O evento começa às 14 horas, no plenário da Câmara. A roda de conversa é uma iniciativa do vereador Paulinho Careca e está sendo realizada pela Câmara Municipal, em alusão ao Dia Municipal de Informação e Conscientização.
“Será uma roda de conversa e o Ministério Público está participando com objetivo de ouvir e trocar ideias com os demais participantes. O evento é importante para troca de informações essenciais para a garantia do Direito à Saúde”, destacou o promotor.
“Nossa intenção é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que sofrem de doenças raras e seus familiares”, reforçou Paulinho Careca.
O vereador ressalta ainda que geralmente os diagnósticos são tardios, além de faltar medicamentos, suplementos alimentares, equipamentos e acessibilidade, o que traz uma sensação de abandono, de esquecimento.
“Colocar os ‘raros’ de frente com o Ministério Público é oferecer a esperança de dias melhores”, disse Paulinho.
Além dos pais, também foram convidados para o encontro com o promotor instituições de apoio, autoridades públicas, órgãos municipais e estaduais de saúde, entre outros interessados no tema.